Vidago estreia festival dedicado à literatura e cumpre sonho do escritor Paulo Santos


Durante três dias, a vila termal, que celebra este ano 100 anos, acolheu a primeira edição do Festival Literário de Vidago. O sonho do vidaguense Paulo Santos foi cumprido. Foram dias de partilha de ideias e de exaltação da cultura.

O evento, que se realizou no ano do centenário da vila, foi concebido pelo vidaguense Paulo Santos. O escritor, natural desta vila termal, faleceu em maio deste ano com 53 anos de idade. Os amigos e a vila quiseram assim dar continuidade à iniciativa, prestando-lhe uma justa homenagem.

O primeiro dia arrancou com a abertura da boutique dos livros, uma exposição de Paulo Santos, no posto de turismo de Vidago. A cerimónia de abertura do evento decorreu no alto do Côto. Seguiu-se o Sarau Poético/Musical “Dar Palavras às Letras” pelo grupo Pontas Soltas e poetas convidados e um recital com performance de André Gago também no Alto do Côto.

O segundo dia foi realizado no Balneário Pedagógico de Vidago e iniciou com uma conversa sobre “A Vida Privada dos Livros Infantis” entre Ana Paula Morais e Matilde Lopes Neves. Seguiu-se os temas “O Interior dos Livros”, “Palavras Dadas à Vida” e “DezAcertos”, um Tributo a Paulo Santos de Marcos Barroco, Simão Macedo e Paula Oz. À noite, o auditório do Vidago Palace Hotel acolheu Pedro Chagas Freitas e o espetáculo de tributo a Paulo Santos, “No tempo da Saudade”, protagonizado pelo Teatro Experimental Flaviense.

O terceiro e último dia, dividiu-se entre a Casa Museu João Vieira e o Alto do Côto. Na Casa Museu foi realizada uma visita guiada à mostra “Pinto Quadros por Letras” por José Chaves. Seguiu-se uma conversa entre Manuel João Vieira e André Gago sobre Poesia e Pintura, como tributo a João Vieira. Foi ainda abordado os 30 Anos da Morte de Miguel Torga com a presença do responsável pelo Espaço Miguel Torga, João Rodrigues, em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa. O dia terminou com o projeto Phonógrafo de Manuel João Vieira no Alto do Côto, local de enceramento do Festival Vidagrafo, como a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco Melo. O Festival Vidagrafo celebrou a literatura, a música, a pintura e a escultura, unindo cultura e vida. O evento foi organizado em conjunto com o Município de Chaves e a Junta de Freguesia de Vidago.

 

 

Fotos: Carlos Daniel Morais


15/07/2025

Cultura


. Partilha Facebook