Entre os dias 25 e 29 de julho, os municípios de Boticas e Montalegre acolhem a SusTEC Summer School - Sistemas Naturais do Barroso.
A Escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso pretende que os participantes sejam capazes de conhecer e compreender os sistemas biológicos do Barroso, nomeadamente os relacionados com o Sistema Agro-Silvo-Pastoril, adquirir conhecimentos acerca da importância e dinâmica dos sistemas biológicos do Barroso e desenvolver competências de socialização, trabalho em grupo, interpretação e discussão de dados científicos.
A participação na Escola de Verão em Sistemas Naturais do Barroso é gratuita e destinada a estudantes do Ensino Superior interessados na investigação em áreas de montanha mas limitada a 15 vagas. O curso inclui alojamento para participantes deslocados e as inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário disponível nas autarquias de Boticas e Montalegre.
O Barroso, território constituído pelos Concelhos de Boticas e Montalegre, foi o primeiro território português a ser classificado como sítio “Globally Important Agricultural Heritage Systems (GIAHS)”, sendo uma região associada às práticas agrícolas ancestrais e ímpares, muito ligadas aos princípios da ecologia, onde se pratica uma agricultura extensiva, em perfeita harmonia entre os sistemas ambientais, ciclos culturais, práticas agrícolas e o Homem, contribuíram para criar um património agrícola e paisagístico únicos.
Sociedade