Alunos do Agrupamento Dr. Júlio Martins representam distrito de Vila Real na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens


Nos dias 12 e 13 de maio, a Assembleia da República recebeu a fase nacional do Parlamento dos Jovens, um programa que comemora três décadas de existência.

Os alunos David Cruz e Maria Helena Cunha, juntamente com a repórter Carlota Silva, representaram o Agrupamento de Escolas Júlio Martins (AEJM) e o círculo de Vila Real.

No primeiro dia, os jovens deputados foram distribuídos por quatro Comissões onde debateram os projetos de recomendação e aprovaram as medidas para a discussão na sessão plenária.

Houve ainda, um momento cultural, protagonizado pelo grupo ‘TocáRufar’, que decorreu na imponente Sala do Senado.

O segundo dia teve início com a abertura solene da sessão plenária, conduzida pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.

De seguida, os deputados debateram e aprovaram a recomendação final para apresentar à Assembleia da República.

A edição deste ano contou com a participação de 132 deputados, representando 66 escolas eleitas nas fases distritais e regionais dos 22 círculos eleitorais, abrangendo o Continente, Açores, Madeira, Europa e comunidades fora da Europa. Além disso, 64 alunos, no papel de jornalistas, acompanharam e registaram os momentos mais marcantes para a candidatura ao Prémio Reportagem 2025.

O encerramento do evento ficou a cargo da fundadora do programa, Julieta Sampaio, que relembrou a importância da iniciativa na formação dos jovens cidadãos.

Este ano, o tema central do Parlamento dos Jovens foi "Novas Tecnologias – Oportunidades e Desafios para os Jovens", uma oportunidade para a reflexão sobre os impactos e potencialidades dos avanços tecnológicos na sociedade atual.

Segundo o coordenador do Parlamento dos Jovens na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, professor José António Batista, “o Parlamento dos Jovens, desenvolvido em três fases, é uma excelente iniciativa para os alunos poderem praticar a Democracia, contribuindo para a formação de cidadãos mais esclarecidos, críticos e interventivos na vida social e política.”

Além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem in loco a Casa da Democracia, o Programa Parlamento dos Jovens “incentiva a troca de ideias num debate democrático, pautado pelo respeito e elevação, o desenvolvimento da capacidade de expressão, da argumentação e do espírito crítico.

 


15/05/2025

Sociedade


. Partilha Facebook