Mural lembra o Chefe Luís e a sua vida dedicada aos Bombeiros


A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses (AHBVF) inaugurou no domingo, 04 de maio, um mural em homenagem ao Chefe Luís. A cerimónia decorreu, no quartel dos Bombeiros Flavienses, no Dia Internacional do Bombeiro.

O Chefe Luís Sousa faleceu há cinco anos, quando tinha 60 anos, mas esta corporação quis prestar mais uma homenagem a esta pessoa que dedicou uma vida inteira ao serviço da causa pública e solidariedade.

Neste mural, realizado pelo artista plástico flaviense André Graça Gomes, o Chefe Luís é descrito como um Homem “generoso, solidário, altruísta e com forte sentido de comunidade”. A sua memória é um “baluarte” da história desta Associação Humanitária, dos seus “valores e princípios”.

Luís Sousa nasceu em 1959 e foi admitido no Corpo de Bombeiros a 8 de novembro de 1976. Depois de uma trajetória marcada por esforço contínuo, crescimento e excelência, o Chefe Luís Sousa e ao longo de mais de quatro décadas, ascendeu de Aspirante a Chefe, acumulando uma vasta experiência e conhecimentos que o tornaram uma referência para a AHBVF.

Para o Comandante dos Bombeiros Voluntários Flavienses, José Lima, falar sobre o Chefe Luís Sousa é recordar “alguém que exemplifica o verdadeiro espírito de missão, profissionalismo e coragem”.

O Comandante José Lima afirma que a conduta de Luís Sousa “sempre foi pautada pela dedicação e pelo compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade”.

A sua eficácia e eficiência no desempenho das funções lhe renderam o reconhecimento da sociedade civil, dos autarcas, seus superiores, colegas e subordinados, culminando na mais alta condecoração atribuída pela Liga de Bombeiros Portugueses, o Crachá de Ouro, em 2016, e pela distinção honorífica da Câmara Municipal de Chaves também em 2016.

A “sua dedicação era evidente também na assiduidade e na busca constante por ser cada vez melhor técnica e operacionalmente. Mais do que as conquistas pessoais, o que, ainda, nos inspira era a sua postura de chefia, a disposição em ajudar e a incansável vontade de servir. Teve uma trajetória que foi um exemplo para todos nós, mostrando que o verdadeiro valor está na dedicação diária, na coragem de enfrentar desafios e na vontade de fazer a diferença na vida das pessoas. Hoje, rendemos homenagem ao Chefe Luís Sousa, um profissional exemplar, um líder dedicado e uma pessoa que deixou uma marca indelével na história dos Bombeiros Flavienses. Que sua trajetória inspire gerações futuras a seguir o caminho do serviço, da coragem e do compromisso”, apontou o Comandante José Lima no seu discurso.

A cerimónia de inauguração do mural contou com a presença do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Flavienses, Anselmo Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, de Nuno Coelho Chaves, anterior Presidente da AHBVF e vereador da Câmara Municipal, do Comandante dos Bombeiros Flavienses, José Lima, do Comandante do Comando Sub-regional do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, do Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros, Comandante Hernâni Carvalho, família, amigos, e ex-colegas do Chefe Luís Sousa, entre outras individualidades.

Sara Esteves

Fotos: Carlos Daniel Morais e Bombeiros Flavienses


05/05/2025

Sociedade


. Partilha Facebook