GD Chaves derrota Portimonense e mantém-se na luta pela subida
O Grupo Desportivo de Chaves recebeu e derrotou, na sexta-feira, 14 de abril, o Portimonense SC, por duas bolas a zero, em partida referente à 29ª jornada da II Liga, uma vitória que permitiu a subida dos flavienses ao quarto lugar.
Após uma primeira parte de domínio flaviense, com várias oportunidades de golo e com uma grande penalidade desperdiçada, Tiago Reis abriu o marcador aos 50 minutos e assistiu para Rúben Pina (90+01´) encerrar as contas da partida.
Depois de duas derrotas consecutivas, diante do FC Paços de Ferreira e Vizela FC, os “Valentes Transmontanos” entraram determinados em inverter o momento negativo e em pouco tempo operaram várias oportunidades de golo, sendo o primeiro por intermédio de Rúben Pina (8´), que com um remate em arco obrigou Vinicius a uma defesa apertada para canto.
Pouco depois foi a vez do Portimonense responder (13´), com tempo e espaço à entrada da área, Camilo Durán só teve olhos para a baliza e com um remate, que ainda sofreu um ressalto em Vasco Fernandes, viu a bola embater com estrondo na barra da baliza de Vozinha.
Ao longo da primeira metade, o Desportivo de Chaves detinha as rédeas da partida e foi criando perigo, com Tiago Reis (25´), Pedro Pinho (28´) e Wellington Carvalho (29´) a visarem a baliza algarvia.
Após várias ameaças, o conjunto azul-grená teve, já em período de descontos, a melhor oportunidade para inaugurar o marcador. Na sequência de um pontapé de canto, Douglas Grolli derrubou Bruno Rodrigues no interior da grande área, Flávio Jesus, após recorrer ao VAR, apontou para a marca dos 11 metros. Rúben Pina assumiu a cobrança e com pontaria a mais levou a bola à barra, desperdiçando assim a oportunidade de rumar aos balneários em vantagem no marcador.
Recompensa chegou na etapa final
Se os 45 minutos iniciais não foram suficientes para os “Valentes Transmontanos” inaugurarem o marcador, bastaram apenas cinco (50´) da segunda metade para Tiago Reis o fazer. Após receber um passe de Pedro Pinho, o avançado brasileiro, à entrada da área, rematou com classe para o fundo das redes algarvias.
O técnico dos “Guerreiros do Sul”, Ricardo Pessoa, ainda tentou responder através do banco de suplentes e, apesar de possuir durante mais tempo a posse da bola, o Portimonense não foi capaz de criar oportunidades claras de perigo.
Em período de descontos (90+01´) e numa altura em que o Portimonense apostava todas as fichas no ataque, o Desportivo de Chaves operou uma aula de como contra-atacar e depois de Tiago Reis servir Rúben Pina, o extremo de 25 anos redimiu-se e “matou” o jogo, dilatando a vantagem flaviense para duas bolas a zero a poucos minutos do fim.
Com esta vitória e graças ao empate entre Vizela e Alverca, o Grupo Desportivo de Chaves relançou a luta pela subida e ocupa, ao fim de 29 jornadas, o quarto lugar da tabela classificativa, com 47 pontos, a um do lugar de play-off de subida.
Declarações de Marco Alves: “Vitória importante frente a um adversário com qualidade. Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio. Vamos dar tudo o que temos nas finais que restam.”
Os “Valentes
Transmontanos” voltam a entrar em ação no próximo sábado, 19 de abril, às
15h30, no Estádio Luís Filipe Menezes, diante do FC Porto "B", em partida referente à 30ª jornada da II
Liga.
Diogo Batista
Fotos: LP2MeuSuper
14/04/2025
Desporto
. Partilha Facebook