Alguns cidadãos, advogados e
notários alertaram para algumas dificuldades nos serviços da Conservatória do
Registo Predial de Chaves, devido àquela que consideram ser falta de organização
dos recursos humanos.
“Os atendimentos estão muito
mais demorados, o tempo de espera é muito grande e às vezes, assuntos práticos
e simples demoram muito tempo. Penso que será por não estarem bem divididos
porque funcionários, acho que são suficientes”, disse uma cidadã ao Canal
Alto Tâmega.
Com necessidade de recorrer a
este serviço regularmente, um outro cidadão destacou um cenário “caótico”,
porque, “agora só existe um balcão para todo o tipo de registos, seja para
requerer registos, pedir certidões... Posso chegar lá com 10 registos para
pedir, quatro certidões e uma informação e tenho que tirar uma senha para cada
serviço que solicitar. Pode haver dias em que tiro 20 senhas. Imaginemos que
para cada senha está estipulado que o atendimento é entre 20 a 30 minutos, está
ocupada toda a manhã ou toda a tarde e se um outro cidadão vai lá e já não tem
senhas, tem de ficar dias à espera”.
Segundo o que o Canal Alto Tâmega
conseguiu apurar, a Conservatória do Registo Predial de Chaves está sem
conservador há mais de um ano, estando aquele serviço a receber apoio do
conservador da Conservatória do Registos Civil de Chaves.
A anterior conservadora não terá
sido substituída e o conservador do Registo Civil está a assumir as duas
funções.
“O serviço está mal orientado.
Não temos um conservador no registo predial, temos um conservador no registo
civil que assume as duas funções. Penso que é falta de organização sobretudo,
porque se temos funcionários estão mal distribuídos”.
Alguns munícipes queixam-se de constrangimentos
no funcionamento do serviço e atrasos nos registos prediais que chegam a
demorar três meses, dizem.
“Se tivéssemos um funcionário
só para registos, e o que está a fazer registos tivesse um apoio por trás
porque é que, um funcionário de um notário tem de estar duas horas a apresentar
registos à frente do funcionário da conservatória e não os pode entregar à
pessoa que está de ‘backoffice’ que os pode tranquilamente dar entrada. É muito
mais fácil e evita erros… (…)”.
O Canal Alto Tâmega tentou entrar
em contacto com o Instituto Nacional de Registos e Notariado e o Ministério da
Justiça, mas até ao momento sem sucesso.
Segundo o mapa de pessoal de 2024
do Instituto dos Registos e do Notariado (INRN) existem 13 postos de trabalho
no Registo Predial de Chaves (1 Conservador de Registos, 1 Oficial de Registos
Especialista, 10 Oficiais de Registos e 1 Assistente Técnico). Já no Registo
Civil há 16 postos de trabalho (1 Conservador de Registos, 1 Oficial de
Registos Especialista, 11 Oficiais de Registos e 3 Assistentes Técnicos).
Sara Esteves
Fotos: Carlos Daniel Morais
Sociedade