Chaves adere à rede de Casas do Conhecimento


A formalização de adesão à rede de Casas do Conhecimento da Universidade do Minho aconteceu na quinta feira, 19 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Chaves, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, e o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro.

A Câmara Municipal de Chaves assinou na quinta feira, 19 de dezembro, com a Universidade do Minho (UM) um memorando de adesão à “Rede Casas do Conhecimento”, que ficará instalada na Biblioteca Municipal de Chaves. Um espaço que pretende incentivar a uma cidadania participativa, colaborativa e associativa, através do uso das tecnologias de informação e comunicação.

Para o presidente da Câmara Municipal de Chaves, a Casa do Conhecimento de Chaves “é um projeto que pretende estimular o conhecimento, ao mesmo tempo que quer congregar e apostar no conhecimento. Neste caso, será na Biblioteca Municipal e será um polo de fomento, estímulo e partilha e que permita que as pessoas queiram conhecer mais”.

Nuno Vaz refere que já existem outros projetos, na dimensão do conhecimento, com esta instituição de ensino superior e que esta é mais uma “ligação e conexão”, reconhecendo que o caminho está no “conhecimento, na formação e na investigação”.

Depois da formalização da adesão a esta rede seguir-se-ão atividades para diferentes públicos. A cerimónia de adesão contou com a presença do presidente da autarquia flaviense, Nuno Vaz, do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do vice-reitor Luís Amaral, da pró-reitora Sandra Paiva e do diretor da Casa do Conhecimento, José Gabriel Andrade.

Para a Universidade do Minho, as Casas do Conhecimento são “uma outra dimensão da Universidade que permite, acima de tudo, reforçar a sua condição de agente regional ativo, mas também atuar de forma visível em concelhos da região onde não há presença de ensino superior público, alargar o reconhecimento e a procura da sua oferta formativa e criar um campo de experimentação, onde podem ser testadas tecnologias e serviços inovadores”.

Segundo a autarquia flaviense, a Casa do Conhecimento de Chaves será um espaço dedicado à reunião de pessoas e recursos com o objetivo de promover a disseminação do conhecimento, estimulando a participação das comunidades locais, regionais e académicas, como agentes ativos no desenvolvimento económico e social.

A Rede Casas do Conhecimento (RCdC) da Universidade do Minho foi criada em 2010 e está presente em 13 locais no Norte (municípios de Boticas, Braga, Chaves, Fafe, Guimarães, Montalegre, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Trofa, Valongo, Vieira do Minho, Vila Verde) e dois no Alentejo (Évora, Alandroal).

 Texto e Fotos: Sara Esteves


20/12/2024

Sociedade


. Partilha Facebook