No âmbito do projeto Erasmus +
KA210 realizado em parceria com a Escola Eslovena Maksa Pleteršnika Pišece,
aprovado em julho de 2024, intitulado “Aprendizagem ativa - Estratégias
Modernas para Aprender e Ensinar”, foi realizada a atividade C1 - Novas abordagens
de aprendizagem” na Eslovénia entre os dias 21 e 25 de outubro.
Durante
essa semana deslocaram-se à Escola Parceira, o Diretor do Agrupamento, Gil
Alvar, a coordenadora do projeto, Paula Araújo, e dois dos professores
envolvidos no projeto, Cidália Pires e Sérgio Machado, para participarem nas
atividades acordadas no projeto para essa primeira etapa.
A
primeira atividade foi a receção e apresentação oficial da Escola e do seu
funcionamento. Seguiram-se uma visita guiada à escola, a exposição da tipologia
de atividades letivas da Escola, inclusive as realizadas em meio natural em
forma de peddy-paper relacionadas com temáticas das diferentes disciplinas,
estimulando aos alunos o gosto pela aprendizagem ativa e em movimento.
Os
professores envolvidos usufruíram de uma formação específica na temática do
projeto, dinamizada pela Dra. Sonja Rutar, professora na Universidade de
Primorska e assistiram a algumas aulas de diferentes disciplinas/anos de
escolaridade já realizadas com a aplicação desta tipologia de
ensino/aprendizagem.
Para
além destas, os professores da Escola Dr. Júlio Martins também assistiram a
diversos workshops com aprendizagens interdisciplinares, promovidos pela Escola
Parceira, quer na escola, quer no meio envolvente.
Ao
longo dos cinco dias, os professores tiveram ainda a oportunidade de conhecer a
cultura, algumas tradições e degustar a gastronomia típica da região/país.
No
final da semana realizou-se a última reunião de trabalho com os docentes de
ambas as escolas envolvidos nestas atividades do projeto para uma avaliação da
semana e planificação das próximas.
Os
professores consideraram que esta semana de trabalho “foi muito enriquecedora e
motivadora. O contacto com novas metodologias e estratégias de
ensino/aprendizagem são uma mais valia para o sucesso escolar dos alunos, uma
vez que permitem adquirir novas práticas e reavaliar as já utilizadas”, realçaram
os professores.
Foto: DR
Sociedade