Projeto Radar Social implementado em Boticas


O projeto iniciou a 24 de junho de 2024 e é financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Boticas esteve reunido na segunda-feira, dia 21 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho. O encontro teve como ordem de trabalhos a apresentação do Projeto Radar Social e Apresentação/Aprovação da atualização dos Instrumentos de Planeamento da Rede Social: Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação.

O principal objetivo do projeto é “criar condições de proximidade para a resolução de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade social e em risco de pobreza e exclusão social” e é composto por duas fases. A primeira fase consistiu na atualização dos instrumentos de Planeamento da Rede Social: Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação e a segunda fase na sinalização de situações de vulnerabilidade social nos territórios e execução do plano de ação.

Os Eixos de Intervenção continuam a ser: Eixo I – Família, Comunidade e Saúde; Eixo II – Educação, Qualificação, Emprego e Empreendedorismo; e Eixo III – Turismo e Cultura.

As áreas de intervenção identificadas como prioritárias são: “a Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza, a Valorização do Capital Humano, a Melhoria das Infraestruturas e Acesso a Serviços de Proximidade, a Sustentabilidade Ambiental e Promoção do Turismo, o Apoio à População Envelhecida, o Desenvolvimento Rural e Valorização dos Recursos Locais e o Fomento da Participação Comunitária”.

Após votação, os documentos foram aprovados. A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e contou com a presença de várias entidades locais.

O projeto, que iniciou no dia 24 de junho de 2024, terá uma duração de 27 meses, financiado a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Foto: CM Boticas


25/10/2024

Sociedade


. Partilha Facebook