O Regimento de Infantaria N.º 19 (RI19), em Chaves, planeou, preparou e executou a Prova “Patrulha D. Nuno Álvares Pereira” 2022 (PDNAP-22) que está inserida no Plano de Atividades da Arma de Infantaria 2022. A cerimónia de abertura da PDNAP-22 decorreu no dia 14 de junho e foi presidida pelo Diretor Honorário da Arma de Infantaria, Tenente-General Rui Guerra Pereira, durante a qual foram apresentadas as Patrulhas participantes, tendo-se iniciado de seguida a realização da Prova, que decorreu na região envolvente ao RI19.
Segundo o Exército Português, esta prova é uma das atividades da Arma de Infantaria que se realiza anualmente, inserida no convívio e partilha de conhecimentos que existem entre todas as Unidades de Infantaria, englobando uma forte componente física, técnico-tática e de liderança, com a finalidade prática de colocar os militares de Infantaria perante situações em que tenham a necessidade de superar obstáculos e resolver problemas individuais ou de unidade de pequeno escalão.
No decorrer da prova, os Infantes testaram e desenvolveram um conjunto de competências específicas, ao longo de um percurso de orientação, com execução de marco e estações de aplicação de conhecimentos técnicos. Participaram na PDNAP-22 os Regimentos de Infantaria N.º 1 (Beja), N.º 10 (Aveiro), Nº 13 (Vila Real), N.º 14 (Viseu), N.º 15 (Tomar) e N.º 19 (Chaves), os Regimentos de Paraquedistas de Tancos, de Comandos da Serra da Carregueira e de Tropas de Operações Especiais de Lamego. Participaram ainda o Batalhão de Infantaria Mecanizado Lagartas de Santa Margarida, o 1.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição N.º 1 de Angra do Heroísmo, o 2.º Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição N.º 2 de Ponta Delgada e o Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição n.º 3 do Funchal.
Sociedade