Memorial do Convento, uma nova visão em peça teatral


O Auditório do Centro Cultural leva a palco, no próximo dia 23 de maio (quinta-feira), pelas 21h30, a peça “Memorial do Convento", uma adaptação pela ETCetera Teatro do romance histórico de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura.

Esta produção teatral, apresentada em Chaves pela primeira vez, transporta-nos para o Portugal do século XVIII, mergulhando nas complexidades e vidas entrelaçadas dos personagens através das várias histórias que se fundem. A liberdade, tem nesta obra, um peso histórico, quase que uma crítica à exploração dos pobres pelos ricos, onde os sonhos de uns, são os trabalhos de outros. Trata-se de um manifesto de combate à corrupção religiosa, num retrato sobre a miséria de um povo julgado pela inquisição.

 

A peça, realizada em duas sessões, é dirigida ao público em geral mas especificamente aos alunos que estudam esta obra, permitindo uma nova abordagem e visão das temáticas abordadas numa reflexão sobre questões sociais e históricas proporcionando entretenimento, mas também enriquecimento curricular e um conhecimento mais profundo sobre esta fantástica obra de Saramago.

 

A ETCetera é uma associação artística criada e sediada em Vila Nova de Gaia sob o lema “Teatro para TODOS”. Apresenta-se com atores profissionais e tem como objetivo proporcionar diferentes momentos teatrais a todos os tipos de grupos, géneros e idades, através de experiências artísticas tendo a representação como veículo de cultura e simultaneamente de educação.

 

Organizada pelo município, esta atividade conta com entrada gratuita, mas sujeita ao levantamento prévio de bilhete, disponibilizados na Biblioteca Municipal de Chaves e Postos de Turismo.


17/05/2024

Cultura


. Partilha Facebook