Entre os dias 12 e 21 de abril, seis alunas da Forma estiveram em Nova Iorque a participar na final mundial do YAGP, depois de terem garantido a qualificação em novembro de 2023 na semifinal de Paris. Durante nove dias as alunas Ana Jorge Silva, Iara Neto, Leonor Gonçalo, Leonor Ventura, Maria Antunes e Mariana Atanázio representaram Portugal e a cidade de Chaves nesta que é considerada a maior e uma das mais importantes competições internacionais de dança.
A FORMA esteve representada em competição com um Dueto e um Ensemble de Dança Contemporânea, estando ainda representada num Ensemble em parceria com a Ent'Artes Escola de Dança, e num Trio com a CAB - Classical Academy of Ballet. A coreografia "Indarra" de Sara Vilas Boas com a participação das alunas Iara Neto e Maria Antunes, alcançou o TOP 12 na categoria Small Ensemble, entre mais de 80 coreografias de todas as faixas etárias e estilos, conseguindo a premiação de Portugal nesta edição do YAGP.
Durante a passagem por Nova Iorque, as alunas da FORMA tiveram a oportunidade de participar em aulas e masterclasses com os maiores nomes da dança mundial, e também oportunidade de participar na Gala do 25º aniversário do YAGP e na Gala "Stars of Today meet the Stars of Tomorrow” que tiveram lugar no David H. Koch Theater no Lincoln Center, e marcaram também presença no evento que ditou o novo record do Guiness de maior número de bailarinas em pontas em simultâneo.
"De Chaves até Nova Iorque, mais de 5400 Km de distância de um sonho que agora se tornou real, graças ao apoio de mais de quatro dezenas de entidades e centenas de pessoas que apoiaram este projeto. O trabalho da FORMA foi mais uma vez reconhecido além fronteiras. É para a FORMA um orgulho representar Portugal e continuar a colocar Chaves nos maiores patamares da dança nacional e internacional", revelou a escola.
Cultura