Boticas presente na cerimónia de entrega da bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável”


Realizou-se na quarta-feira, dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), a cerimónia de atribuição das bandeiras aos 108 municípios distinguidos em 2023 como “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR).

O Presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, marcou presença na iniciativa, em que esteve também a representar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), sendo recebido e agraciado pelo Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, na Sala do Senado da reitoria da instituição de Ensino Superior.

Fernando Queiroga recebeu, assim, a “Bandeira Verde com Palma”, galardão atribuído aos municípios distinguidos há mais de três anos consecutivos, pelas boas práticas desenvolvidas em prol das famílias.

Esta foi a décima distinção atribuída ao Município de Boticas, a única autarquia do Alto Tâmega e Barroso a conseguir alcançar tal feito.

O autarca mostrou-se naturalmente satisfeito com o reconhecimento e referiu que “é um enorme orgulho receber, há dez anos sucessivos, esta distinção atribuída por uma entidade externa e imparcial”, acrescentando que “a bandeira comprova que Boticas é, sem dúvida, um concelho onde as famílias e os estratos sociais mais vulneráveis são valorizados”.

Fernando Queiroga referiu ainda que “a autarquia rege-se por criar medidas que vão de encontro às necessidades e anseios das famílias, dando assim prossecução ao trabalho desenvolvido nos últimos anos na área social".

De referir que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que visa "acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das Câmaras Municipais em matéria de responsabilidade familiar e que tem como objetivo principal contribuir para que todas as autarquias portuguesas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade".


08/12/2023

Sociedade


. Partilha Facebook