Mostra “Construir futuros com sucesso” reúne trabalhos e projetos dos alunos do ensino profissional da Escola Júlio Martins


A equipa EQAVET -Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional promoveu no dia 21 de novembro, na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, a atividade “Construir Futuros com Sucesso”, no sentido de “divulgar e promover o Ensino Profissional.

Neste dia, os alunos dos cursos de Técnico de Multimédia, Informática de Gestão, Instalações Elétricas, Manutenção Industrial, Massagem de Estética e Bem-Estar e Instrumentista de Sopro e Percussão/ Teclas e Cordas do Ensino Profissional, em articulação com os professores e diretores de curso, prepararam uma mostra de trabalhos e projetos, procedendo a demonstrações práticas das potencialidades dos cursos, diferentes técnicas e produtos finais.


O evento teve início às 18:30 horas, com a atuação de alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão, seguindo-se uma breve intervenção do Diretor do Agrupamento, professor Gil Alvar e, a encerrar esta primeira parte, tomou a palavra o vice-presidente da Câmara Municipal de Chaves, professor Francisco Melo.


Antes da visita à exposição, foram apresentados, pelo Coordenador da Oferta Qualificante, professor Mário Bragança, os resultados dos cursos profissionais, nos últimos anos, realçando-se “as taxas de sucesso académico e empregabilidade e o grau de satisfação manifestado pelos diferentes intervenientes”, referiu o Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins. 


Para esta atividade foram convidados diferentes parceiros externos que “têm mantido com a escola uma estreita colaboração, contribuindo eficazmente para a melhoria de resultados e inserção destes jovens no mercado laboral”. Pais e Encarregados de Educação, Associação de Pais e representantes das várias estruturas do agrupamento participaram também nesta iniciativa, onde puderam observar “o desenvolvimento de competências transversais dos alunos do ensino profissional, tais como a comunicação, o trabalho em equipa e as relações pessoais assim como, as competências específicas e práticas de cada curso”.


De acordo com a escola, este tipo de iniciativa “enfatiza a verdadeira dimensão da escola enquanto força precursora de processos abertos e comprometidos com a comunidade fomentando a participação ativa e construtiva dos alunos”. 


 


28/11/2023

Sociedade


. Partilha Facebook