Montalegre capturou mais de 14 mil vespas asiáticas


Município está empenhado no combate à vespa asiática.

O Município de Montalegre terminou mais uma campanha de combate à vespa velutina com a capturação de 14.649 vespas num período de quatro meses, anunciou a Câmara Municipal.

Segundo a autarquia, com a instalação a 14 de maio e término a 12 de agosto, a Rede de Armadilhas de Combate à Vespa velutina 2023, composta por 250 unidades, teve um período de atuação de quatro meses, com oito monitorizações de periodicidade quinzenal. Este ano, foram capturadas 14.654 Vespas velutinas, dispersas por todo o território do concelho, em diferentes proporções.

"As capturas efetuadas foram, na grande maioria, de vespas fundadoras, ou seja, vespas capazes de criarem o seu próprio ninho (seriam futuras rainhas) ", realçou a Câmara Municipal.

As freguesias de Cabril, Salto e Ferral somam mais de metade de todas as capturas efetuadas, "o que evidencia que as zonas mais baixas e limítrofes dos concelhos de Vieira do Minho, Terras de Bouro e Cabeceiras de Basto, são as mais afetadas por esta praga".

A campanha é promovida pelo Município de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), cujo Plano Municipal de Combate é liderado pelo técnico José Luís Tavares.


28/11/2023

Sociedade


. Partilha Facebook