A sede da Eurocidade Chaves - Verín acolheu nos dias 24 e 25 de novembro a atividade "Novas Ruralidades. Um futuro jovem e promissor". Estas jornadas, divididas em duas sessões, foram pensadas para fomentar a partilha e a descobertas de oportunidades e ajudar no futuro das novas gerações.
Segundo a Eurocidade Chaves- Verín esta iniciativa teve como principal objetivo “promover o diálogo, a conexão e o intercâmbio de ideias entre as partes interessadas”.
O início da atividade contou com a presença do membro da Assembleia da Eurocidade e vice presidente do Munícipio de Chaves, Francisco Melo, do diretor da Eurocidade e presidente do Concello de Verín, Gerardo Seoane, e da coordenadora de Xuventude da Fundação Galiza Europa, Pilar del Oro.
Ao longo de dois dias esta atividade contou uma “abordagem prática, dinâmica e colaborativa, onde foram exploradas as ferramentas necessárias para repensar o ambiente transfronteiriço”. No primeiro dia decorreu uma sessão teórica do investigador experimental Fran Quiroga para conhecer, analisar e compreender o termo “Novas Ruralidades”. De seguida, com Diego Parajó, foi realizado um workshop sobre oportunidades de empreendedorismo na Eurocidade Chaves-Verín.
No dia 25, colocaram-se na mesa as ideias que surgiram no dia anterior de forma a dar a conhecer o trabalho dos empreendedores locais, para apresentarem os seus próprios projetos ou procurar futuras alianças. O dia começou com uma mesa redonda, moderada pela jornalista Nora Sola, na qual participaram Begoña Vázquez, do restaurante Regueiro da Cova, em Verín, Ana Ponteira do Teatro Experimental Flaviense, António Machado, secretário-geral da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), e representantes dos Grupos de Desenvolvimento Rural (GDR) da Galiza.
Para finalizar a atividade, foram dados a conhecer casos inspiradores, e os participantes da puderam apresentar os seus próprios projetos no mesmo dia, contando com a posterior avaliação de especialistas em comunicação, marketing, promoção, financiamento e administração que os ajudarão a avaliar suas novas oportunidades de negócios.
Esta atividade foi organizada pela Fundação Galiza e decorre no âmbito do projeto Eurocidade 2030, coordenado pela Eurocidade Chaves- Verín, AECT, com a colaboração dos restantes parceiros como o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Direção Geral de Juventude, Participação e Voluntariado da Junta da Galiza e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
As jornadas "Novas Ruralidades. Um futuro jovem e promissor" são uma ação do projeto EUROCIDADE 2030, aprovado e co-financiado pelo Programa INTERREG VI-La de Cooperação Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, FEDER.
Sociedade