Atletas da Santo Estêvão são campeãs do mundo pela seleção nacional de futsal das forças de segurança


A equipa feminina, orientada pelo selecionador flaviense Duarte Alves, sagrou-se bi-campeã mundial de futsal das forças de segurança e não governamentais.

Quatro atletas da Associação Cultural e Desportiva de Santo Estêvão, clube que compete na II Divisão Nacional de Futsal Feminino, sagraram-se na quinta-feira, 23 de novembro, campeãs do mundo de futsal das forças de segurança ao vencerem na final por 4-1 a Holanda.

Francisca Ferreira (Kika), (guarda-redes), Flávia Costa (ala), Ângela Marinho (fixo) e Rute Marques (fixo/ala), do Santo Estêvão, clube do concelho de Chaves, integraram a comitiva portuguesa que esteve na Holanda a disputar o Campeonato do Mundo das Forças de Segurança e Governamentais, organizado pela WISPT - World Peace Indoor Soccer Tournament. 

Este é considerado o maior torneio de futsal do mundo, aberto a autoridades governamentais e forças de segurança. A prova existe desde 1982 e conta com a participação de equipas de todo o mundo. 

Este ano, a seleção portuguesa, orientada pelo flaviense Duarte Pinheiro Alves, revalidou o título de campeã mundial. Para o selecionador, com ligações familiares a Lebução, concelho de Valpaços, a seleção está a viver um período de "muita felicidade". "Eu queria muito assistir ao vivo a esta vitória. Tinha uma vontade enorme de ir ao campeonato do mundo porque no ano passado, por motivos de saúde, não consegui estar presente", revelou Duarte Alves que foi na última temporada treinador de futsal feminino do Águias de Santa Marta. 

"Fizemos uma equipa que achei que poderia chegar longe e deu para ganhar. Para as atletas novas foi uma experiência inesquecível e ganhar foi muito melhor. Foi a cereja no topo do bolo", vincou o selecionador que admite ser a hora de "descansar, assentar o pó e a adrenalina" .

Luís Sousa, treinador da ACD Santo Estêvão, que integrou a equipa técnica da seleção nacional, admitiu estar orgulhoso por representar Portugal num Campeonato do Mundo. ”Vivemos uma experiência incrível, defrontando vários países do Mundo, dos quais trazemos alguns ensinamentos! Conseguimos o objetivo ao qual nos propusemos na partida para a Holanda que foi sermos Campeões do Mundo! Todos nós estamos de Parabéns por representar tão bem o nosso “PEQUENO” País!”, revelou o flaviense que agradeceu o convite de Duarte Pinheiro para “juntos liderarmos esta fantástica equipa!”.

A seleção nacional de futsal feminino das forças de segurança chegou a Portugal esta sexta-feira, 24 de novembro, orgulhosa da conquista do segundo título mundial. Em janeiro, a seleção irá começar a trabalhar para tentar revalidar o título de campeã da europa em Palma de Maiorca. 


24/11/2023 Jornalista: Sara Esteves Repórter de imagem: DR

Desporto


. Partilha Facebook