Dia de São Martinho comemorado com afetos


O São Martinho é uma das celebrações que marcam o outono e é muito acarinhada pelos munícipes que fazem parte do Projeto Afectos.

Diversas atividades decorreram nessa semana para celebrar o dia 11 de novembro em momentos de convívio, onde não faltaram as castanhas assadas e muitos sorrisos.

Conta a lenda que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo. 

Em sua homenagem, comemoramos o dia de S. Martinho e a tradição foi cumprida em Santa Maria de Émeres, na terça-feira, dia 14, pelos núcleos de Carrazedo de Montenegro e Friões. Já na quarta-feira, dia 15, em Valpaços, foi comemorado pelo núcleo da cidade, Veiga do Lila e Zebras. A 16 de Novembro, em Santa Valha juntaram-se os núcleos de Lebução, Sonim e Barreiros. Dando asas à imaginação e largas à criatividade, as palavras de ordem foram a “partilha”, “amor ao próximo” e “convívio”. A exploração da Lenda de S. Martinho, histórias, canções e vivências tradicionais fizeram parte do programa de atividades proporcionado. 

A mensagem de generosidade, partilha e solidariedade que a lenda de S. Martinho contém, mais uma vez foi celebrada pelo Projeto Afectos, da responsabilidade da autarquia.


19/11/2023

Sociedade


. Partilha Facebook