Incubadora da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso adere à Portugal Incubators


Projeto foi criado em junho deste ano no sentido de apoiar diversos empreendedores, contribuindo assim para impulsionar o empreendedorismo na região.

A Stage One – Incubadora da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) passou desde o dia 15 de novembro, a integrar a Rede Nacional de Incubadoras, sob gestão direta da Startup Portugal, informou a CIMAT em comunicado.

A RNI – Portugal Incubators é a rede que reúne e acredita incubadoras para profissionalizar o ecossistema de incubação em Portugal, "fomentando a ligação da comunidade de incubação, através do desenvolvimento de iniciativas de capacitação sempre com foco no objetivo final das comunidades, o suporte das startups incubadas", lê-se em comunicado.

"O empreendedorismo é uma das diversas áreas de atuação da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso tendo esta entidade, ao longo dos últimos anos, desenvolvido um conjunto de iniciativas que visam captar pessoas e riqueza para o território, levando assim a cabo várias atividades estruturadas que tiveram por principal objetivo apoiar o desenvolvimento de ideias de negócios e criar as condições para uma fixação sustentável de novas startups", apontou esta comunidade intermunicipal dando como exemplo a Rede de Mentores do Alto Tâmega e Barroso, o Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega e Barroso”, que já soma quatro edições, e a Gala do Empreendedorismo e das Empresas do Alto Tâmega e Barroso.

A Incubadora tem como sede as instalações da CIMAT sendo que a sua estrutura física se estende a seis espaços de cowork, um em cada município que integra a CIMAT. O período de candidaturas à Incubadora decorre em regime contínuo.

Com a obtenção desta certificação, a Stage One passa a ter acesso a um conjunto de benefícios, como: "eventos e iniciativas desenvolvidas exclusivamente para incubadoras do ecossistema Português; informação privilegiada sobre o estado da incubação em Portugal; oportunidades de colaboração com outras incubadoras; possibilidade de candidatura a programas para os quais a acreditação pela RNI – Portugal Incubators é obrigatória (ex.: Programa Startup Visa do IAPMEI); uma voz ativa na construção do futuro da incubação em Portugal; e ainda parcerias exclusivas para beneficio das startups incubadas".

 


17/11/2023 Foto: DR

Sociedade