Flaviense é finalista de prémio internacional em saúde
Sociedade
Cátia Sousa Pinto é uma das seis finalistas mundiais do prémio Changemaker in Health da Sociedade de Sistemas de Informação e Gestão de Saúde (HIMSS), na categoria Policy Influencer. A médica flaviense, de 41 anos, atualmente vive em Lisboa onde desempenha funções como coordenadora de Projetos e Relações Internacionais da SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde).
Esta flaviense encontra-se entre os quase 55 nomeados para este prémio internacional que distingue diferentes personalidades do setor da saúde em várias categorias distintas.
Cátia Pinto é médica, especialista em Saúde Pública. Foi Chefe do Departamento de Epidemiologia e Vigilância em Saúde Pública da Direção-Geral da Saúde em Portugal, coordenando a transformação digital dos principais sistemas de vigilância em saúde pública do país para mortalidade e doenças infeciosas. Atualmente é responsável pela coordenação dos serviços globais de saúde digital e MyHealth@eu, projeto de saúde eletrónico transfronteiriço da SPMS e está a trabalhar para desenvolver informação sobre saúde a nível global.
Finalista do HIMSS Changemaker in
Health Award 2024, Cátia Pinto preocupa-se em “produzir um impacto positivo para a comunidade europeia e, em
particular, portuguesa, através da definição das políticas públicas na área da
e-Health, entre outras questões, com o consequente impacto positivo na saúde de
todos”.
Para a organização, estes finalistas são “verdadeiros Changemakers que desafiam rigorosamente o ‘status quo’ na sua jornada para construir um futuro de saúde mais brilhante”. Os vencedores dos prémios serão determinados por votação pública que termina na terça-feira, 28 de novembro. Os vencedores serão anunciados no final de janeiro de 2024.
Sociedade