Valpaços inaugura troço do Caminho de Santiago do Este


Foi inaugurado no sábado, 28 de Maio, o percurso de 27,5 quilómetros, que coloca Valpaços na rede internacional do Caminho de Santiago. Já na sexta-feira, 27 de Maio, teve lugar a Conferência Internacional do Caminho Português de Santiago do Este, em Mirandela, Município parceiro no projeto.

O projeto e os troços dos dois concelhos, de mais de 59 quilómetros, foram apresentados na conferência internacional, que teve lugar no Centro Cultural de Mirandela. Na ocasião, Jorge Mata Pires, Vereador do Turismo do Município de Valpaços, referiu que “é um projeto que muito nos orgulha por várias razões. Dois municípios, de diferentes distritos, de diferentes comunidades intermunicipais, mas unidos geograficamente, aliaram-se para desenvolver um projeto, tendo como fio condutor o Caminho de Santiago, também ele elo de ligação entre Portugal e Espanha desde o século XII”.

O responsável do pelouro do turismo afiançou estar “convicto de que reativará e dinamizará uma importante antiga via de peregrinação, dado que no Concelho Valpacense existem vários monumentos e topónimos associados a Santiago e à peregrinação a Compostela. Possivelmente um dos primitivos itinerários medievais transmontanos de peregrinação passaria pelas localidades de Valpaços, Vassal, Santiago da Ribeira de Alhariz, onde outrora existiu um albergue de peregrinos, e de Ladário, conduzindo os romeiros em direção ao Caminho Português do Interior e à Via da Prata”.

Durante o dia de trabalhos, especialistas de Portugal e Espanha abordaram as particularidades do Caminho e os seus desafios que se colocam à sua gestão.
No dia seguinte, no sábado, decorreu a caminhada entre os dois municípios, que deu a conhecer parte dos troços que os atravessam.

Os dois municípios passam, assim, a integrar a rede internacional de itinerários do Caminho de Santiago no âmbito deste projeto desenvolvido em conjunto com um investimento de cerca de 250 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).O troço tem 59,2 quilómetros, 31,7 dos quais no concelho de Mirandela e 27,5 no concelho de Valpaços, e passa a ligar estes dois municípios ao Caminho Português Interior de Santiago. O Projeto é considerado como uma nova oportunidade para o turismo, uma vez que concentra “um valioso património cultural, imaterial e material que importa preservar, promover e valorizar”.

Os promotores estimam que “anualmente possam cruzar os dois concelhos cerca de cinco mil peregrinos” que fazem o Caminho de Santiago.


30/05/2022

Sociedade


. Partilha Facebook