Com cunho do conhecido realizador e produtor Luís Galvão Teles e argumento de Tiago Santos, a série da RTP, temporalmente situada nos anos 40/50 do século XX, baseia-se em contos de Miguel Torga, sendo que os episódios estão a ser gravados em várias localidades do Município de Boticas.
A escolha da região do Barroso, classificada como Património Agrícola Mundial, e mais propriamente do Concelho de Boticas para as filmagens prendeu-se com o facto de reunir condições extraordinárias e caraterísticas cinematográficas e estéticas ideais para retratar interiores e exteriores da narrativa, correspondendo assim às expetativas da realização.
Fernando Queiroga mostrou-se naturalmente satisfeito pela eleição de Boticas para a rodagem da série televisiva, referindo que “este tipo de iniciativas permite dar a conhecer e, sobretudo, valorizar o vasto património cultural e paisagístico existente na nossa terra. Além disso, promove alguma dinâmica económica no nosso Concelho, uma vez que a produção envolve muitos meios humanos e uma grande logística”.
“Sem dúvida que é um orgulho para os botiquenses ver a sua terra e as suas gentes retratadas numa série da RTP”, rematou o autarca.
Por sua vez, Luís Galvão Teles afirmou que “este território, e em particular Boticas, tem cenários, paisagens e ambientes únicos que encaixam na perfeição na narrativa que estamos a produzir. A série é baseada em estórias de Miguel Torga, escritor transmontano que tinha um carinho especial por esta região”.
Cultura