Aparelho de TAC avariado há 18 dias no hospital de Chaves entrou hoje em funcionamento


Segundo fonte sindical o equipamento já se encontra operacional.

O equipamento de exames de tomografia axial computorizada (TAC) do Hospital de Chaves esteve avariado durante 18 dias e obrigou os utentes a deslocarem-se à unidade hospitalar de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Segundo fonte sindical, o aparelho entrou em funcionamento esta terça feira, 3 de outubro, mas durante “18 dias esteve inoperacional” devido a uma “avaria grave com custos elevados”, revelou Albino Morais, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN).

Ao canal Alto Tâmega, este responsável afirmou que durante estes dias os doentes foram encaminhados em ambulâncias para o Hospital de Vila Real mas, “as ambulâncias não foram suficientes e muitos exames foram cancelados e outros adiados. Cerca seis cirurgias foram também cancelas devido à avaria do equipamento”.

De recordar que em 2018, entrou em funcionamento, no Serviço de Imagiologia da Unidade Hospitalar de Chaves, um novo equipamento de tomografia axial computorizada (TAC) que, segundo Albino Morais “foi, na altura, alocado ao hospital de Chaves” mas este “encontra-se em Vila Real. Na unidade de Chaves funciona o equipamento antigo que estava em atividade em Vila Real.”


03/10/2023 Jornalista: Sara Esteves Foto: DR

Desporto


. Partilha Facebook