Alfabetização e Literacia em debate por uma cidadania mais ativa


Chaves acolheu a conferência de encerramento da iniciativa nacional “Setembro, mês da alfabetização e das literacias”, um encontro que decorreu na sexta feira, dia 29 de setembro, no auditório da Escola Secundária Dr. Júlio Martins.

Numa organização da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos - Aprendências (APEFA), sob a temática “Alfabetização, Literacias e o seu Contributo no desenvolvimento Humano e no bem comum”, o evento decorreu em regime misto de participação presencial e online, sendo acreditado como Ação de Curta Duração (ACD), para efeitos de progressão de carreira, pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Alto Tâmega e Barroso (CFAE ATB).

A sessão de abertura contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Francisco Melo, Conceição Aleixo, Diretora do CFAE do Alto Tâmega e Barroso e José Daniel Afonso, da APEFA.

Na sua intervenção, Francisco Melo, congratulou a organização pela iniciativa na “prossecução dos objetivos propostos para capacitação da comunidade, no âmbito do combate à iliteracia nas suas diferentes formas de comunicação”. Destacou ainda que “a autarquia não está desatenta a esta temática tendo vindo a promover projetos de índole social e cultural na promoção e aquisição de novas competências, com destaque para os “Ateliers para a Vida” e “Cultura para Todos”, respostas estratégicas e essenciais para se alcançar um desenvolvimento inclusivo, numa cidadania cada vez mais ativa”.

Esta conferência teve como objetivo a reflexão sobre a importância da educação ao longo da vida, contando com um programa que incluiu a participação institucional da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Instituto Politécnico de Leiria, da Universidade de Vigo, do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo e do Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães.


03/10/2023

Sociedade


. Partilha Facebook