Abandono escolar diminui na região
Diminuição da retenção e do abandono escolar na região ficou comprovada no Fórum do Sucesso Escolar do Alto Tâmega e Barroso, adiantou a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).
O Auditório Municipal de Ribeira
de Pena acolheu na manhã de quarta-feira, dia 6 de setembro, o Fórum do Sucesso
Escolar do Alto Tâmega e Barroso, ação que marcou o encerramento do Plano
Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) desenvolvido no território,
onde ficou demonstrado que as estratégias adotadas neste plano "contribuíram positivamente para a
diminuição da retenção e do abandono escolar", revelou a CIMAT.
Foram cerca de 100 os que se
mobilizaram para assistir à discussão sobre a Educação na região, desde
docentes, equipas multidisciplinares que participaram no desenvolvimento do
PIICIE no Alto Tâmega e Barroso, membros da Mesa da Assembleia, do Secretariado
Executivo e do Conselho Estratégico Intermunicipal da CIMAT e ainda alguns
elementos dos executivos municipais.
A sessão de abertura ficou a
cargo de João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, e de
Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT.
O primeiro painel foi dividido em
dois momentos: o primeiro, com o tema “dos
PIICIE aos PIPSE: Caminhos de Sucesso” foi apresentado por João Fateixa e
Teodolinda Magro, do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE);
o segundo tema, “Apresentação de
resultados obtidos no Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso
Escolar do Alto Tâmega”, ficou a cargo de Rui Azevedo, da Quaternaire, e de
Ramiro Gonçalves.
O segundo painel foi igualmente
divido em duas temáticas: a primeira, a cargo de Mariana Rodrigues, da
Quaternaire, intitulava-se “Apresentação
de Boas Práticas no Território do âmbito do PIICIE”; por sua vez, a segunda
foi da responsabilidade do Professor Jorge Teixeira, que falou sobre “Práticas
Pedagógicas Diferenciadoras”.
A oradora do terceiro painel foi
Leonor Rocha, da Quaternaire, com a “Apresentação
do Projeto Piloto Sistema de Alerta do Insucesso Escolar”.
Para encerrar a manhã de
trabalhos falou-se de “Estratégias a
adotar no âmbito dos Novos Planos Intermunicipais de Promoção do Sucesso
Escolar”, por Paula Santos, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional do Norte (CCDR-N).
Do encerramento dos trabalhos do
PIICIE destaca-se o alcance de uma forma geral, das metas estabelecidas para os
indicadores relativos à diminuição de alunos com negativas e de desistência e
abandono escolar e a melhoria de aproveitamento às disciplinas português,
matemática e inglês "foi,
globalmente, alcançada", revela a CIMAT.
Em comunicado a Comunidade Intermunicipal destaca ainda o reforço da capacidade instalada no terreno (50 técnicos), a criação de hábitos de trabalho em rede, a disponibilização aos alunos de sistemas de apoio à aprendizagem, o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais e de competências digitais, o apetrechamento de algumas escolas com meios laboratoriais e digitais, a valorização da formação cívica, cultural e artística e a criação de relações de maior proximidade a famílias e encarregados de educação.
De recordar que, e segundo a
CIMAT, houve um ligeiro aumento no ano letivo 2020/2021 devido à situação
pandémica vivida na altura, que exigiu uma readaptação por parte de todo o
ensino, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos.
Em jeito de balanço do evento ficou a importância de se continuar a trabalhar em rede em prol do sucesso escolar dos alunos do território e de usar como base o trabalho e ensinamentos resultantes do PIICIE para aquele que será agora designado, no novo Quando Comunitário de Apoio 2030, por Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE).
11/09/2023
Sociedade
. Partilha Facebook