O concelho de Vila Pouca de Aguiar registou em 2023, um aumento de ninhos de vespa asiática, ou também designada vespa velutina.
Este aumento expressivo já obrigou os Serviços Municipais de Proteção Civil a eliminar dezenas de ninhos. Até ao momento, e segundo o Município, foram eliminados 88 ninhos desta espécie de Vespa que afeta a apicultura, mas também os setores agrícola e florestal pela diminuição da quantidade de insetos polinizadores. Esta espécie também causa efeitos negativos na sustentabilidade dos respetivos ecossistemas.
"O combate à Vespa Asiática é de crucial importância ao nível da minimização do risco para as pessoas, mas também para a proteção do recurso apícola, dado que a Vespa velutina é um grande predador de abelhas", refere a autarquia em comunicado.
O Município aguiarense apela aos cidadãos para no caso de avistarem um ninho ou um conjunto de vespas desta espécie, registem essa informação na página sosvespa e comunique ao Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Vila Pouca de Aguiar.
Sociedade