A curta-metragem “Para Cá do Marão” filmada em outubro de 2019 nas aldeias de Medeiros e Gralhas, concelho de Montalegre, e que tem como tema o crime, estreia-se no final de agosto nos cinemas de várias cidades, anunciou a produtora Take 2000.
Além do trabalho de José Mazeda, também os filmes “S.Ó.S.”, de Bruno Soares e “Céu aberto ou espaço limitado” de José António Loureiro vão ser exibidos nos cinemas nacionais.
Baseado em histórias reais, “Para Cá do Marão” remonta aos anos 80 e mostra como a defesa da honra de um homem pode levar ao ato mais violento. No elenco principal fazem parte nomes como João Lagarto, Vítor Norte, Adriano Carvalho e Joaquim Nicolau. A película narra uma história de roubo de água dos lameiros, bem típica do passado barrosão. Grande parte das gravações ocorreu na freguesia de Gralhas, facto que deixou um forte entusiasmo nos locais. Muitos populares desta aldeia do concelho de Montalegre fizeram parte do elenco.
Este trabalho cinematográfico contou com o apoio do município de Montalegre e com o financiamento do ICA - instituto do Cinema e do Audiovisual, obtido no concurso de apoio às curtas-metragens de ficção.
Cultura