A iniciativa, organizada pelo Município de Boticas com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT), do Clube Português de Canicultura (CPC) e da Trás-os-Vet - Sociedade de Medicina Veterinária, tem como objetivos principais divulgar e contribuir para a preservação desta raça canídea originária de Trás-os-Montes e considerada património genético da região.
O concurso contou com a participação de duas dezenas de Cães de Gado Transmontano, que foram detalhadamente avaliados, nas diferentes categorias, pela Presidente do CPC, Maria Amélia Taborda, coadjuvada pelo comissário José Pacheco.
O concurso contou ainda com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Boticas, Isabel Torres, que, juntamente com os representantes do CPC, procedeu à entrega dos troféus aos respetivos vencedores.
De destacar que o Cão de Gado Transmontano é uma das mais importantes raças caninas portuguesas, detentora de caraterísticas próprias associadas ao mundo rural e à pastorícia, uma vez que estes animais têm como função primordial guardar e proteger gado ovino e caprino de possíveis ataques de predadores.
Sociedade