O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín acolheu na manhã de quinta feira, 19 de maio, a primeira sessão de trabalho temática da discussão pública do Plano Estratégico de Cooperação Territorial 2030 da Eurocidade Chaves-Verín, intitulada ‘’Cidadania e Cooperação Transfronteiriça’’. Estiveram presentes vários agentes territoriais de ambos municípios onde tiveram a oportunidade de refletir sobre os desafios e oportunidades para a cooperação transfronteiriça neste território, assim como efetuar propostas concretas de ações para os próximos anos. No próximo dia 26 de maio, estão previstas duas novas sessões de trabalho, da parte da manhã sobre a temática do ambiente e da tarde sobre a economia e cooperação transfronteiriça’’.
Finalmente está prevista para o dia 8 de junho a apresentação pública do documento final do Plano Estratégico de Cooperação Territorial 2030, sessão aberta à cidadania, com a presença de representantes de diferentes instituições transfronteiriças e regionais que desenvolvem as suas competências diretamente na Cooperação Transfronteiriça.
Entretanto, a Eurocidade Chaves-Verín disponibilizou a primeira proposta do Plano Estratégico de Cooperação Territorial 2030, elaborada pela empresa Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e aprovada pelos dois municípios, na sua web institucional, e nas redes sociais, para que os eurocidadãos possam efetuar as suas sugestões.
O Plano Estratégico de Cooperação Territorial 2030 constituirá o documento orientador da intervenção deste AECT nos próximos anos. Com a elaboração deste Plano, pretende-se dotar este território transfronteiriço de um instrumento orientador que permita, de modo informado e organizado, potenciar o desenvolvimento territorial e facilitar a articulação e a cooperação transfronteiriça, em alinhamento com as principais prioridades a nível europeu.
Sociedade