Recriação da época romana anima Chaves de 18 a 20 de agosto


Chaves regressa aos tempos do império de Tito Flávio Vespasiano, nesta que é já a nona edição da Festa dos Povos de Aquae Flaviae.

De 18 a 20 de agosto o Mercado Galaico-Romano proporcionará, uma vez mais, um conjunto de espetáculos e atividades que recriam o modo de viver, vestuário, alimentação e artesanato, fruto da herança cultural galaico-romana em Chaves.

A iniciativa conta este ano com mais de 90 expositores de artesanato, misticismo, produtos agroalimentares e restauração, assim como um programa que contempla mais de 40 espetáculos diários para todos os gostos.

Durante três dias, nesta viagem com mais de dois mil anos de história, estarão representados os povos romanos, galaicos e celtas, sendo possível conviver com legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros, chefes tribais, druidas e vestais, numa azáfama constante de episódios que retratarão o bulício do quotidiano da antiga Aquae Flaviae.

Haverá iguarias gastronómicas, festim de bebidas, domadores de fogo, simulações bélicas, recriações mitológicas, interpretações musicais e bailados ancestrais que contribuirão para experiências únicas vividas em família.

São muitas e variadas as razões para visitar Chaves, juntando-se a esta Festa grandiosos edificados como a Ponte Romana de Trajano e as Termas Medicinais de Aquae Flaviae, recentemente musealizadas, patrimónios agora candidatos à "Marca do Património Europeu", eleitos para representação nacional.

Este evento é de organização conjunta do Município de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.


27/07/2023 Repórter de imagem: Carlos Daniel Morais

Cultura


. Partilha Facebook