Concurso premiou melhores vinhos de Trás-os-Montes
Foram atribuídas 35 medalhas de ouro.
Vários vinhos da região de Trás-os-Montes foram premiados no sábado, 15 de julho, na 12ª edição do Concurso de Vinhos de Trás-os-Montes que decorreu na Casa do Vinho, em Valpaços.
A edição de 2023 trouxe muitas surpresas, mas sobretudo a confirmação da qualidade e excelência dos Vinhos da Região. Na gala foram entregues dois prémios prestígio, um à Adega Cooperativa de Valpaços outro à Quinta de Arcossó no concelho de Chaves. Este galardão visa distinguir, o melhor Vinho Branco e o melhor Vinho Tinto a Concurso. O prémio imagem, que vai na segunda edição, foi atribuído à Quinta de Arcossó, nomeadamente ao vinho Pinot Noir Rosé 2022. Neste evento foram atribuídas ainda 35 medalhas de ouro e oito medalhas de prata que refletem segundo os Vinhos de Trás-os-Montes “um terroir único em crescente afirmação”.
Nesta edição estiveram inscritos 144 vinhos de 40 produtores que foram avaliados, durante dois dias, em prova cega, por um painel de 17 jurados, constituído por Enólogos, Jornalistas, Escanções, Sommeliers, sob as restritas regras impostas pelo Instituto do Vinho e da Vinha (IVV).
19/07/2023 Repórter de imagem: DR
Sociedade
. Partilha Facebook