No fim de semana de 3 e 4 de junho um grupo de 35 alunos do 11º ano dos cursos científico-humanísticos da Escola Secundária Dr. António Granjo esteve no Monte do Azibo em Macedo de Cavaleiros.
A atividade surgiu da necessidade que os alunos demonstraram de conviver entre pares depois de dois anos fechados em casa devido à pandemia Covid e teve com objetivos “sensibilizar os discentes para a necessidade do contacto com a natureza, desenvolver a capacidade de participar/interagir e cooperar sem a necessidade de aparelhos tecnológicos, estimular o interesse pela prática de atividades ao ar livre e trabalhar em grupo e respeitar o espaço do outro”, referiu o Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo.
O Monte do Azibo situa-se no cimo de uma pequena colina e os alunos puderam usufruir de “uma vista singular sobre o espelho de água da Albufeira do Azibo, uma das sete maravilhas de Portugal, das suas praias fluviais e do parque de desportos. Trata-se de um local paradisíaco para descansar e comungar com a natureza no seu estado original. A unidade apresenta alojamento em bungalows de madeira tradicionais”.
Os alunos foram acompanhados pela diretora do Agrupamento, Ana Paula Carvalho, e pela professora Natália Marlene Moura, e foram divididos por bungalows de 3, 4 ou 5 lugares. Tiveram oportunidade de preparar as próprias refeições na kitchenette e realizou-se um concurso de cozinha e depois, já no regresso à escola, foram entregues prémios aos três melhores pratos.
Para a escola “tratou-se, sem dúvida, de uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, plena de partilha, aprendizagem e boas recordações, e cujos objetivos foram amplamente atingidos”.
Sociedade