Gustavo Coutinho, aluno do 9ºano da Escola Secundária Dr. António Granjo ficou em segundo lugar nas Olimpíadas Nacionais da História. A final nacional realizou-se no dia 9 de maio e o aluno da escola flaviense foi o segundo melhor classificado do 3º ciclo de ensino.
As Olimpíadas Portuguesas da História é um concurso destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em quatro categorias, (4º ano; 6ºano, 9º ano e 12º ano).
A primeira fase do concurso foi realizada a 14 de março e contou com a participação de 10 alunos das turmas de 9º ano do Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo, tendo sido apurados dois estudantes para a final nacional, Beatriz Machado e Gustavo Coutinho, eleito 2º classificado.
O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo já congratulou o aluno “pelo excelente resultado” neste concurso nacional e apontou que se “deve continuar o trabalho no sentido de desenvolver o interesse que História deve ter na formação dos alunos e dos cidadãos”.
As Olimpíadas da História é uma iniciativa da Associação de Professores de História (APH), em parceria com o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que visa “incutir nos jovens a importância do estudo da História para o desenvolvimento de competências analíticas que proporcionem leituras informadas e críticas do tempo presente”. As Olimpíadas de História são dinamizadas pelo professor Armando Oliveira, da Comissão Diretiva Regional do Norte.
Sara Esteves
Cultura