Câmara e Farmácias flavienses aderem a programa que ajuda a comprar medicamentos


Os beneficiários com Cartão abem podem adquirir medicamentos comparticipados, prescritos pelo médico.

Os flavienses em situação de maior vulnerabilidade económica podem beneficiar de uma comparticipação na compra de medicamentos, através do Programa abem. Uma iniciativa solidária de recolha de fundos para apoiar os mais vulneráveis no acesso à medicação.

O Município de Chaves associa-se à campanha solidária “1€ abem:”, que irá decorrer de 22 a 31 de maio nas farmácias aderentes de todo o país. Durante este período, cada pessoa pode doar um euro ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude, sendo que, a totalidade dos donativos angariados durante a Campanha serão apenas utilizados para comparticipar os medicamentos aos beneficiários “abem”.

Os beneficiários do Programa abem são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como Autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao “Cartão abem:”, bastando apresentá-lo numa Farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

Em Chaves, a Farmácia Barreiro, a Farmácia Maldonado e a Farmácia Paula Files são os estabelecimentos aderentes.
Até ao momento, o “Programa abem” já apoiou mais de 32 mil pessoas. No distrito de Vila Real, existe uma rede de 47 Farmácias abem onde os 1.843 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do “abem” a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 116.793 embalagens de medicamentos no distrito.
Foto: David Teixeira


20/05/2023

Sociedade


. Partilha Facebook