Melhor leque de pilotos de sempre no Mundial Rallycross de Montalegre


O Circuito Internacional de Montalegre vai ter 66 pilotos a disputar o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross

A prova portuguesa do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross (World RX) apresenta 66 pilotos para o fim de semana no Circuito Internacional de Montalegre, nos dias 3 e 4 de junho. É a melhor lista na pista barrosã desde 2018. Regresso de Sébastien Loeb é um dos destaques no plantel da categoria-rainha, que cresce para 10 carros em Montalegre. Campeonatos da Europa de RX1 (com 17 Supercars) e de RX3 (com 19 S1600) também prometem emoções fortes, num fim de semana que terá ainda 20 Kartcross na prova de suporte. Organização está a cargo do Município de Montalegre e do Clube Automóvel de Vila Real.
O Montalegre World RX of Portugal (3 e 4 de junho) promete ser uma das melhores edições de sempre do Mundial de Rallycross no circuito barrosão. A lista de inscritos tem 46 pilotos, entre o plantel do Mundial de RX1 e o dos Europeus de RX1 (Supercars) e RX3 (S1600), a que se juntam 20 pilotos na prova de suporte, de Kartcross (a divulgar em breve). Com 66 pilotos em prova, esta é a melhor lista de inscritos desde 2018 em Portugal.
Na categoria-rainha, onde alinham máquinas de 500 kw (680 cv) com dois motores elétricos - um em cada eixo - e que aceleram dos 0 aos 100 kmh em dois segundos, a grande novidade é o regresso de Sébastien Loeb ao Campeoanto do Mundo, que arranca em Montalegre. O lendário piloto francês, que este ano já venceu o Azores Rallye à primeira tentativa, vai pilotar um dos dois Lancia Delta Evo-e da equipa Special One Racing, de Guerlain Chicherit, outro nome famoso que regressa a Montalegre. Loeb e Chicherit serão duas das principais ameaças ao pentacampeão do Mundo, o sueco Johan Kristoffersson, cuja equipa Volkswagen Dealert Team Bauhaus continua a alinhar também o ex-piloto de ralis Ole Christian Veiby e o jovem sueco Gustav Bergström. A Volvo CE Dealer Team, que no ano passado venceu a prova de domingo em Montalegre com Niclas Grönholm, volta a apresentar o filho do ex-bicampeão do Mundo de ralis, Marcus Grönholm, acompanhado pela sueca Klara Andersson, que também subiu ao pódio em Portugal em 2022. Os irmãos Timmy e Kevin Hansen continuam a ser as grandes apostas da histórica equipa liderada por Kenneth Hansen, ao volante dos Peugeot 208 RX1e. Em breve, será também anunciado o piloto do SEAT Ibiza RX1e da equipa All-Inkl Münnich Motorsport.
No Campeonato da Europa FIA de Supercars (RX1), o pelotão é liderado pelo bicampeão europeu, Anton Marklund (Ford Fiesta), numa prova que voltar a ter o português José Oliveira (Peugeot 208), enquanto no Campeonato da Europa de S1600 (RX3) há vários candidatos ao título de 2023, como o português João Ribeiro (Audi A1). A prova dos espetaculares carros de 2 Rodas Motrizes volta a ter uma forte representação nacional, com 10 pilotos portugueses. Na semana anterior à prova, a pista de Montalegre também recebe o teste oficial de pré-época do FIA World RX, entre sábado (27 de maio) e segunda-feira (29 de maio).


16/05/2023

Desporto


. Partilha Facebook