Esta sexta-feira, dia 12 de maio, a partir das 22 horas, desfilarão no Largo do Município de Boticas cerca de 40 temas em português, Castelhano, Galego, Francês e Inglês, compostos por Félix Ribeiro ou pelos seus companheiros de percurso. O multilinguismo é uma forma de o grupo expressar o seu tributo às suas grandes referências musicais, que vão desde Zeca Afonso a Bob Dylan, passando por Paul Maccartney, Simon and Galfunkel, Elza Soares, Paco Ibañez, Amália Rodrigues e Manuel Freire, entre outros.
Os Xornas são um grupo de gente madura, mas dotada de uma indiscutível juventude criativa. Félix Ribeiro, guitarra e voz, os irmãos Armando Vale, guitarra baixo e voz, e António Vale, teclado e voz, juntamente com Rui Lopes, bateria e voz, são quatro velhos amigos que se conheceram há mais de 5O anos no Liceu Alexandre Herculano, no Porto, onde o gosto comum pela música os juntou e levou a tocar covers dos Beatles, dos Rolling Stones e dos Credence Clewater Revival e outras bandas ou cantautores.
Recentemente, vencidos os compromissos profissionais e verificando que todos se encontravam vivos e de boa saúde, decidiram voltar com a mesmíssima formação aos palcos, mas agora com um propósito diferente: interpretar sobretudo temas seus. Aí está a prova de que velhos são os trapos e que a música não tem idade. O reencontro foi facilitado pelo facto de todos viverem em Afife, bela povoação do litoral do Alto Minho.
Neste concerto, cantarão temas que falam das tradições e da natureza da sua e nossa terra, alguns dos quais estão a dar brado, nomeadamente: Em Afife à luz da lua, Anda Comigo ao Mar, Rock do Lobo, de Coura para Vilar de Mouros. Prestarão tributo a José Afonso (Vamos fazer outro abril), a Elza Soares (Samba do Minho), ou a Paul Maccartney (Rise with the sun).
Cultura