Na unidade de Chaves, houve uma sinergia entre os elos de ligação da Comissão de controlo da infeção, que realizaram um conjunto de atividades para sensibilizar os mais novos.
No sentido de abrir a sensibilização à comunidade, foram convidadas crianças, para a realização de atividades dentro desta temática tão preocupante e atual que é a Higiene das Mãos.
Desde 2004, com o lançamento da World Alliance for Patient Safety, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a segurança do doente e a necessidade de cuidados de saúde de qualidade como uma prioridade global. Esta iniciativa surgiu no seguimento de uma crescente preocupação internacional em torno do dano evitável decorrente ou associado aos cuidados de saúde. De então para cá, foram definidos três Global Patient Safety Challenges dirigidos a áreas major de segurança do doente, uma delas as infeções associadas a cuidados de saúde.
A crescente preocupação com estes desafios de saúde pública levou à criação em Portugal de Programas de Saúde dedicados especificamente a estes tópicos, denominado Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), fundindo, assim, os anteriores programas nacionais de Controlo de Infeção e de Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos.
Os objetivos gerais deste Programa são a redução da taxa de infeção associada aos cuidados de saúde e a lavagem das mãos está vista como uma das mais importantes tarefas para evitar infeções.
Paulo Silva Reis
Sociedade