As ações, adaptadas para cada um dos ciclos de ensino, permitirão “reforçar as preocupações ambientais, alertando para a necessidade de redução, reciclagem e reutilização destes resíduos”, referiu a Câmara Municipal.
Com metodologias pedagógicas, participativas e recurso a materiais lúdicos e criativos, serão providenciadas aprendizagens sobre este serviço, que se encontra a ser implementado em Chaves. No decorrer das sessões, os jovens flavienses ficarão a conhecer todo o processo de separação, recolha e compostagem, assim como o impacto da reciclagem para o meio ambiente, sustentabilidade, condições meteorológicas e potencial de adesão ao serviço por parte da população.
Os presentes serão mobilizados para a reciclagem multimaterial, nomeadamente dos resíduos urbanos, uma ação integrada no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
O programa inicia na segunda-feira com a presença de uma equipa multidisciplinar no Centro Escolar, Escola Básica de Santo Amaro e Escola Básica do Caneiro. O dia 18 destina-se aos alunos do ensino secundário, onde serão promovidas atividades nas Escolas Secundárias Dr. António Granjo, Dr. Júlio Martins e Fernão de Magalhães.
O projeto “Recolha Seletiva de Biorresíduos no Concelho de Chaves” contribuirá para a diminuição da quantidade de resíduos depositados em aterro, procurando novas soluções e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida neste território, através da preservação da biodiversidade, controlo de qualidade do ar e minimização dos efeitos das emissões poluentes atmosféricas.
Sociedade