A cerimónia teve início com a atuação de Eduardo Beça que opulentou a sessão com a brilhante interpretação de alguns temas alusivos ao 25 de abril.
Marcial Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal, recordou o 25 de abril de 1974 e referiu que nesta data “celebramos o grande ato de coragem e de generosidade dos militares de abril” e “é esse o testemunho de Liberdade e de esperança no futuro que queremos passar às novas gerações”, frisou.
O Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, relembrou as conquistas da revolução e a necessidade de continuar a defender os ideais de Abril. Salientou a importância de se continuar a aprofundar a justiça social entre todos os portugueses e destacou a forte intervenção do Município na atribuição dos apoios sociais às famílias, nomeadamente na aquisição de medicamentos, na atribuição de bolsas de estudo aos estudantes universitários e no apoio à habitação.
Na cerimónia foi apresentada a nova edição do livro “Camilo em Ribeira de Pena” de Mário de Menezes, promovida pelo Município. O Presidente João Noronha homenageou Mário Navarro de Menezes, médico e subdelegado de saúde que trabalhou no Município ao longo de mais de três décadas, destacando o contributo e a importância do seu trabalho para o concelho e referiu que “ele foi o grande impulsionador do desenvolvimento do nosso concelho e que nos deixou um enorme legado no domínio literário que enriquece o nosso património imaterial”.
Ainda no seu discurso, João Noronha frisou que “é com grande orgulho que, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, apresento a nova edição desta magnifica obra do Dr. Mário de Menezes ‘Camilo em Ribeira de Pena’, honrando assim a promessa com mais de 35 anos que a autarquia lhes teria feito” e salientou que “para nós palavra dada é palavra honrada”.
O filho de Mário Navarro de Menezes, em nome de toda a família, agradeceu à Câmara de Ribeira de Pena a sentida homenagem.
Sociedade