O tema abordado “Segurança, Defesa e Paz”, proposto na Estratégia de Educação para Cidadania do agrupamento, teve como objetivo “incentivar os alunos a conhecer e refletir sobre as questões de segurança, os novos riscos, perigos e ameaças emergentes num mundo globalizado, indo de encontro às condições e instrumentos que permitam a construção e preservação da Paz”, explicou o Agrupamento.
Nesta ação “enfatizou-se a questão da responsabilidade coletiva e o contributo da escola, em consonância com o plasmado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, na construção de cidadãos pró-ativos, capazes de descodificar e intervir sobre o que se passa à sua volta, desenvolvendo assim, múltiplas literacias e capacidades que os habilitem para a construção e manutenção de um mundo melhor”.
A atividade teve como parceiro o Regimento de Infantaria Nº 19, com a participação ativa do Capitão de Infantaria Nelson Paulo e do Tenente de Infantaria Stephan Ferreira e obteve “um excelente acolhimento por parte dos alunos e professores, bem como um comportamento exemplar em todas as sessões, que envolveram vinte e nove turmas”.
A atividade iniciou em cada dia com um momento musical e de poesia com alunos do ensino profissional Artístico /Academia de Artes, Grupo Coral da Nadir Afonso e os alunos do 6º A, “a quem agradecemos os sublimes momentos vividos”. Em todas elas, ocorreram debates ativos e muito participativos, por parte dos alunos e professores. Cantaram o Hino Nacional “A Portuguesa” e realizaram de forma interativa, através dos seus telemóveis uma nuvem de palavras sobre a Paz, em cada sessão.
Estas atividades de aprendizagem permitem obter “uma perspetiva individual” com a compreensão da inserção geopolítica de Portugal e do papel das instituições internacionais cuja função primordial é assegurar a paz, a cooperação e a preservação dos direitos humanos.
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