Rui Gonçalves, natural de Vidago no concelho de Chaves, é um dos portugueses que marca presença no Rally de Marrocos, prova pontuável para a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Cross-Countries Rally Raid, que arrancou este sábado e termina a 6 de outubro.
O piloto, de 37 anos, da Sherco Racing Factory está no continente africano, na cidade de Agadir, a realizar verificações administrativas e inspeção técnica para o arranque do Rally de Marrocos que serve de preparação para a próxima edição do icónico Dakar.
O atleta chegou a Agadir na 18ª posição da classificação provisória. O piloto da Sherco somou três pontos no último Dakar mas esteve ausente na segunda ronda da temporada. Com uma longa carreira no motocross, Rui Gonçalves abraçou o Rally Raid e em 2021 estreou-se no Rally Dakar tendo sido o terceiro melhor “rookie” e terminado a prova em 19º lugar. No ano seguinte voltou à Arábia Saudita mas fruto de algumas condicionantes chegou ao fim em 24º lugar.
Em Marrocos irá enfrentar as muitas pistas técnicas, rápidas e arenosas, bem como dunas do deserto do Saara.
O Rally de Marrocos, prova inserida no Campeonato do Mundo Cross-Countries Rally Raid organizado pela Federação Internacional de Motociclismo, é composta por cinco etapas de cerca de 300 km num total de 1 497 km cronometrados, num percurso total de 2 233 km.
Desporto