V.P.AGUIAR: Feira das Cebolas arranca esta sexta-feira


Autarquia atribuiu à produção local150 mil pés de cebolo.

A secular Feira das Cebolas está de volta no final de período estival. Milhares de pessoas estarão presentes nesta montra regional das colheitas que decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro. A venda de cerca de 30 toneladas de cebola iniciará na tarde de 24 de setembro e decorrerá até ao final do dia 25 de setembro, o dia da Feira das Cebolas.

A Feira das Cebolas contará com a presença de 60 produtores de cebola e de outros produtos. Este evento segundo o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado “está entre os melhores eventos transmontanos e que contribui para valorizar o Interior Norte de Portugal”.

O concurso da maior cebola é um dos pontos altos do certame sendo que o record absoluto da maior cebola é de 2.222 Kg.
As origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos. Há documentos que mostram que no séc. XIV, 1319, a feira aguiarense foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real e que a restituição da feira é rubricada no séc. XV, em setembro de 1417, por D. João I.

A cebola é uma das mais antigas espécies hortícolas cultivadas no mundo e é atualmente a segunda cultura hortícola mais importante, a primeira é o tomate. Portugal tem mantido a sua produção de cebolas nas 120 mil toneladas “apresentando uma balança comercial deficitária, importa 100 vezes mais do que exporta, pelo que há uma forte possibilidade do produtor ser bem-sucedido”.

Segundo a autarquia, a região apresenta excelentes condições de solo para a produção de cebola, que deve ser arenoso, bem drenado, rico em matéria orgânica e com Ph neutro. É de relevar a importância do bolbo na saúde e bem-estar das pessoas dado que a cebola é rica numa substância de origem vegetal (flavonóides) com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticancerígeno, antidiabético e anti úlcera. Consumir cebola dá a sensação de saciedade.

A edição da feira das cebolas deste ano promete satisfazer até os mais exigentes com muitas atividades económicas e culturais. O Município de Vila Pouca de Aguiar e a EHATB promovem a Feira das Cebolas em colaboração com coletividades associadas ao mundo rural.


PROGRAMA

23 Setembro – (Sexta-feira)
10:00h - Desfolhada à moda antiga com a participação dos Jardins de Infância do Concelho de Vila Pouca de Aguiar (Praça Camilo Castelo Branco) - Animação com concertinas
10:30h - Animação e Teatro de Rua – A Filandorra (Praça Camilo Castelo Branco)
18:00h - Jantar nas tasquinhas (Praça Camilo Castelo Branco)
21:30h - Animação com Rancho Folclore

24 Setembro – (Sábado)
9:00h - Mostra/ Venda de Produtos Locais (Praça Camilo Castelo Branco) - Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
14:00h - Receção aos Produtores de Cebola (Praça Luís de Camões)
14:30h - Campeonato do Jogo do Malhão (Complexo Desportivo Municipal) (*)
15:00h - Animação com concertinas (Complexo Desportivo Municipal)
15:00h - Corrida de Burros (Complexo Desportivo Municipal) (*)
15:30h - Corrida de Cavalos de Passo Travado (Complexo Desportivo Municipal) (*)
21:00h - Desfolhada à Moda Antiga com Animação Popular - Associação Cultural Recreativa e Social do Alvão (Praça Camilo Castelo Branco)

25 Setembro – (Domingo)
8:00h - Mostra/ Venda de Produtos Locais (Praça Camilo Castelo Branco) - Degustação do Caldo de Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
9:30h - Animação com concertinas (Pelas ruas da Vila)
10:00h - Animação e Teatro de Rua - A Filandorra (Praça Camilo Castelo Branco)
11:30h - Concurso da Maior Cebola (Praça Camilo Castelo Branco)
13:30h - Concurso Pecuário (Complexo Desportivo Municipal) (*)
14:00h/20:00h - Programa da TVI “SOMOS PORTUGAL”
15:00h - Animação com concertinas (Praça Camilo Castelo Branco)
16:00h - Animação com o grupo de cantares
16:45h - Animação com o grupo de cantares
17:00h - Mostra de Carneiros (Complexo Desportivo Municipal) (*)
17:30h - Chega de Bois (Complexo Desportivo Municipal) (*)
(*) AVISO: Devido às características das atividades assinaladas, a organização não se responsabiliza por qualquer acidente, dano físico, material e/ou moral ocorrido dentro e/ou fora do âmbito do evento que vise e/ou envolva os participantes e/ou o público.


21/09/2022

Cultura


. Partilha Facebook