MONTALEGRE: Adrenalina ao rubro no Mundial Rallycross


Ao longo deste fim de semana, a adrenalina está garantida no Circuito Internacional de Montalegre com uma dupla jornada do agora designado Lusorecursos WorldRX of Portugal, numa nova era onde os elétricos passam a ganhar protagonismo.

Dois dias (sábado e domingo) de grandes emoções que irão contar ainda com duas categorias do Europeu de Rallycross (que mantém carros a combustão) - EuroRX1 (SuperCars) e EuroRX3 (Super1600). Faça as malas visite a catedral do automobilismo.
Este sábado e domingo, Montalegre recebe o Lusorecursos World RX of Portugal, num programa de corridas extremamente preenchido. Além da jornada dupla do Mundial (cada um dos dias do fim de semana é uma prova completa, com qualificações, meias finais, final e um vencedor) recebe, também, o espetacular EuroRX1 onde continuam a militar os SuperCars a gasolina e onde se prevê que os antigos carros do Mundial a combustão vão ser acolhidos. Recebe, também, o muito popular e competitivo EuroRX3, onde competem os Super1600, que proporciona corridas sempre muito disputadas e com muitos pilotos portugueses na grelha. Um fim de semana com muita adrenalina em perspetiva. Duas semanas volvidas, no início de outubro, a caravana ruma ao lendário autódromo belga de Spa-Francorchamps. A época está programada para terminar no Killarney International Raceway, na Cidade do Cabo, na África do Sul, em novembro, ainda com data por definir devido às restrições vigentes da Covid-19. O Campeonato FIA RX2 junta-se ao World RX em cinco eventos, na sua segunda temporada de competição, com rondas na Suécia, Alemanha, Noruega, Letónia e Bélgica. Neste leque grandioso de corridas, estão programadas seis rondas para os dois Campeonatos Europeus de Rallycross da FIA - Euro RX1 e Euro RX3 - iniciando com uma série de eventos independentes. O primeiro deles terá lugar no Nyirád Motorsport Centre, na Hungria, - um clássico da ''velha guarda'' que apareceu pela última vez no calendário em 2013 - em maio, com o segundo local a ser confirmado oportunamente. Após essas duas primeiras corridas, o Euro RX1 visitará Höljes, Riga, Spa-Francorchamps e Montalegre, com o Euro RX3 a viajar para Höljes, Nürburgring, Hell e Montalegre.
O formato das provas sofre alterações, com as qualificações a deixar de se chamar Q1, Q2. etc para se chamar Manga 1, Manga 2 e Manga 3. Estão previstas apenas três mangas contra as quatro qualificações que existiam. A ordem de partida para a Manga 1 será decidida numa chamada ''SuperPole'', uma volta individual cronometrada. Nos eventos do World RX duplos (''Double Header'' com duas provas no mesmo fim de semana) existem apenas duas mangas. A seguir às mangas, tem lugar uma ''Progression Race'' com a ordem de partida em função dos resultados das mangas e que funcionará como uma pré-meia final, avançando os 10 melhores para as meias-finais. As Meias Finais e as Finais passam a ter também cinco carros na grelha com o mais rápido a ter a possibilidade de escolher o lugar onde parte. Alterações de fundo nas voltas que passam a ser cinco em todas as corridas, as grelhas serão todas de cinco carros em linha e na ''Joker Lap'' que deixa de poder ser utilizada na 1ª volta se esta fizer parte da primeira curva, o que é o caso de Montalegre.


17/09/2022

Desporto


. Partilha Facebook