CHAVES: Professor flaviense conquista prémio carreira no Ensino da Física


A Sociedade Portuguesa de Física reconheceu o docente Jorge Teixeira com o Prémio Rómulo de Carvalho.

O professor de Física e Química Jorge Teixeira, da Escola Secundária Dr. Júlio Martins em Chaves foi premiado, no dia 10 de setembro, pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF) com o Prémio Rómulo de Carvalho, na categoria prémio carreira, nos Prémios de Incentivo da Excelência, no ensino da física.

A sua atividade e a especial dedicação ao ensino evidenciam um trabalho significativo para o ensino-aprendizagem da Física, tendo-lhe sido atribuído o prémio carreira, Prémio Rómulo de Carvalho.

“É um reconhecimento muito importante por parte dos meus pares”, revelou Jorge Teixeira. Sobre o prémio especial, o docente de física e química refere ainda que, tem um peso diferente por se tratar de um prémio com o nome do Professor Rómulo de Carvalho também, poeta, investigador, historiador, uma personalidade multifacetada e homem de apurada cultura. “Por ser um prémio de carreira e por ter o contributo das instituições onde lecionei faz deste um prémio especial”.

Esta é a primeira vez que a Sociedade Portuguesa de Física (SPF) atribuiu o conjunto destes prémios no decorrer do 32º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que decorreu na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Jorge Teixeira procedeu à candidatura em dezembro de 2021 e trabalhou nela desde setembro. Decidiu candidatar-se “porque houve várias pessoas que acharam que era um prémio adequado a mim. Depois de tantos ''troféus'' o que faltava mesmo era o reconhecimento pelos pares. É algo que é sempre bom para mim, para a escola e para a cidade”, explicou.

A candidatura foi efetuada pela escola onde leciona tendo contribuído para a mesma o atual diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e o cessante, o Professor Gil Alvar e o anterior diretor o, Professor Joaquim Tomaz. Neste procedimento foram ainda relevantes, o Professor Armando Soares da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica, o Professor José Paulo Cravino, da UTAD, também sócio efetivo da SPF, e a Coordenadora da Casio Portugal, Ana Margarida Dias Oliveira Soares.

A cada prémio corresponde um valor pecuniário e um diploma, no caso do Prémio Rómulo de Carvalho, no valor de cinco mil euros, o professor Jorge Teixeira revelou que vai aplicar em projetos, tal como tem vindo a ser feito em outras situações.

José Jorge Teixeira é professor de Física e Química na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, na cidade de Chaves onde também nasceu a 7 de maio de 1969. É licenciado em Engenharia (ramo de Ciência dos Materiais) e em Física (ramo de Formação Educacional) pela Universidade de Coimbra e Mestre em Física (Área de Especialização em Ensino) pela Universidade do Minho.

Em 2006 fundou o Clube do Ensino Experimental das Ciências (CEEC) na Escola Secundária Fernão de Magalhães para proporcionar o ensino experimental aos seus alunos visando a aproximação da ciência aprendida na escola da comunidade e melhorar os conhecimentos e competências experimentais dos alunos.

O professor tem ao longo do seu percurso profissional desafiado a cultura de que, o processo de ensino/aprendizagem não deve ir além daquilo que está estritamente estabelecido no programa oficial, que, nalguns casos, está muito centrado na memorização de técnicas de exercícios, como fórmula de sucesso nas avaliações internas e externas.

A sua metodologia de ensino baseia-se na articulação do ensino das ciências experimentais, com base no desenvolvimento de projetos e atividades ilustrativas, com os temas dos programas oficiais de Física e Química. A sua estratégia metodológica levou a um envolvimento significativo dos estudantes em atividades do CEEC com um impacto muito positivo no desempenho escolar dos estudantes participantes.

Em 2018, foi vencedor do Global Teacher Prize Portugal, prémio que distingue projetos educativos inovadores e, em 2019, foi um dos 50 professores finalistas do concurso internacional Global Teacher Prize 2019, promovido pela Varkey Foundation.

A partir das parcerias estabelecidas e dos prémios obtidos com o CEEC fundou, em 2019, um Centro de Recursos de Atividades Laboratoriais Móveis (CRALM) que tem por finalidades promover a inclusão, a flexibilização curricular e o acesso a recursos experimentais.

A abordagem que utiliza encoraja os alunos a aprender, pensar, agir, a discutir as suas ideias, aplicando técnicas do ensino formal e não-formal, para que apresentem produtos finais à comunidade.

Em 2020, o professor José Jorge Teixeira venceu a 3ª edição do Global Teacher Award and Teacher Inspiration Week, concurso internacional promovido pela AKS Education Awards com sede na India. Apresentou candidatura com o projeto «Pratical Work based on STEM in the Covid-19 Age» (Trabalho Prático de Ciência e Tecnologia na Era covid-19 e foi distinguido como sendo um dos professores que se destaca pela excelência e eficácia do seu ensino, no envolvimento com a comunidade e ainda no desenvolvimento de programas educacionais.


14/09/2022 Jornalista: Sara Esteves

Desporto


. Partilha Facebook