A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves (AAC) venceu, no último domingo, a 19ª edição do World Music Contest, em WindBand na Divisão de Concertos, com 97,23 pontos atribuídos pelo júri em 100. A competição de referência mundial decorreu na cidade de Kerkrade, na Holanda, e sagrou como campeã mundial, a Orquestra de Sopros da AAC, dirigida pelo Maestro Luciano Pereira, trazendo para Portugal o título do campeonato enchendo de orgulho, muitos flavienses.
O World Music Contest é uma competição mundial de referência realizada, a cada quatro anos, que conta com a participação de orquestras e artistas de grande qualidade, de vários países do mundo.
Para a Academia de Artes de Chaves este foi ''um sonho impossível tornado realidade''. ''Muito se poderia dizer sobre esta caminhada mas no final tudo se resume à muita música que esta malta fez em palco. Um exemplo tremendo para todos, é o que eles são. E, por causa deles, podemos ostentar com orgulho o título de ''Campeões do Mundo''. Estivemos numa categoria repleta de bandas de uma qualidade incrível e que, sem dúvida, representam o que de melhor existe no mundo das bandas e orquestras de sopros. Foi um orgulho tremendo estar com elas a partilhar palco'' , escreveu a AAC.
A Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves foi fundada em setembro de 2008 e iniciou a sua atividade no âmbito da disciplina de Classe de Conjunto do Curso Básico de Música da AAC. Foi fundada por cerca de 20 alunos e surgiu da necessidade de criar um espaço de trabalho que agregasse os alunos oriundos das Bandas Filarmónicas da região, ''criando condições para que se desse uma evolução ao nível das suas competências e, indiretamente, fossem criadas as condições para que as mesmas coletividades pudessem evoluir.'' Desde cedo que se começou a afirmar como um grupo de referência da Academia de Artes de Chaves e da região. A sua constante evolução levou a que o âmbito da sua intervenção extravasasse o contexto curricular, começando a integrar também jovens músicos em geral.
A Orquestra de Sopros da AAC é neste momento uma referência de sucesso entre as Orquestras Académicas do país e não só, sendo que este prémio na World Music Contest junta-se a outros internacionais que reforçam a qualidade deste grupo.
Desporto