CHAVES: MACNA integra circuito de programa cultural com visita de curadores internacionais


O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso – MACNA, em Chaves, integrou o circuito do programa PARTE, com visita orientada à exposição “Um certo Não sei quê – escultura e pintura na coleção de Rui Victorino, pelo curador Óscar Faria.

A visita ao MACNA decorreu no passado dia 25 de julho e contou com a presença de vários curadores internacionais: Vicente Todolí, Daniel Baumann, Hendrik Folkerts, Kasia Redzisz, Zoé Whitley, João Enxuto e Erica Love.
PARTE -Portugal Art Encounters é um programa cultural da Flamingo Circuit, desenvolvido em parceria com o Turismo de Portugal e com o apoio do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito da dinamização da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). Apoia a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal, reforçando a relação histórica entre Arte e o Turismo para afirmar Portugal como destino de referência no circuito artístico.
Contempla viagens de pesquisa e reconhecimento do ecossistema artístico local, seguindo uma estratégia de descentralização e incentivo à coesão territorial através da cultura, envolvendo cidades além do Porto e Lisboa, comunidades e indústrias periféricas, bem como geografias e culturas do interior.
Anualmente, o programa PARTE convida profissionais que se destacam no panorama artístico internacional, reunindo curadores, programadores, críticos, diretores de grandes instituições e de eventos artísticos em Portugal para conhecerem uma seleção criteriosa do que o País tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, lazer, gastronomia, património natural e cultural.
A primeira edição, que decorre de 24 de julho a 7 de agosto de 2022, envolve cerca de 15 cidades, das cinco regiões do território continental, com a curadoria de Vicente Todolí e de Isabel Carlos.


29/07/2022

Desporto


. Partilha Facebook