GD Chaves regressa às vitórias em casa e sobe ao pódio da II Liga


Dois meses depois, o Grupo Desportivo de Chaves regressou aos triunfos no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira ao derrotar este domingo, dia 7 de dezembro, o FC Paços de Ferreira, por duas bolas a zero, em partida relativa à 13ª jornada do segundo escalão do futebol português.

Com o objetivo de dar sequência aos bons resultados e regressar aos triunfos no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, o treinador do Grupo Desportivo de Chaves, Filipe Martins operou duas alterações no onze inicial em relação ao utilizado em Torres Vedras, diante do SCU Torreense, na jornada transata.

Face ao castigo de Pedro Pinho, admoestado com o quinto cartão amarelo, o técnico de 47 anos, promoveu a estreia a titular do internacional equato-guineense, Federico Bicoro. Por fim, e por opção, Filipe Martins fez Roberto regressar ao onze titular, despromovendo Uroš Milovanović ao banco de suplentes.

A poucas horas do arranque do encontro, Kiko Pereira e Ktatau juntaram-se a Aarón Romero, Pedro Pelágio, Roan Wilson, Rúben Pina e Mamadou Tounkara na lista de jogadores indisponíveis para enfrentar os ‘castores’.

Com o boletim clínico avultado, a maré de azar não deu tréguas e, aos dois minutos de jogo, Filipe Martins foi obrigado, face à lesão de Ricardo Alves, a recorrer, pela primeira vez no encontro, ao banco de suplentes.

Depois de um arranque de partida a tender ligeiramente para o lado pacense, embora com a bola longe das duas balizas, o Desportivo de Chaves fez-se valer da boa fase que atravessa e diante de um adversário intranquilo e ‘aflito’ para pontuar equilibrou a toada da partida.

À passagem da meia hora de jogo e na sequência de um pontapé de canto (29´), Roberto foi oportunista e, após um erro crasso de Jeimes Menezes, aproveitou para inaugurar o marcador.

O conjunto pacense tentou responder de imediato, por intermédio de Diego Fernandes que, após combinar com Nuno Cunha, obrigou Marko Gudzulic a uma boa intervenção para manter os flavienses em vantagem no marcador (35´).

No reatar do encontro, os ‘Valentes Transmontanos’ voltaram a colocar Jeimes Menezes à prova, com um remate de João Teixeira de fora de área, mas o guardião brasileiro respondeu assertivamente com uma defesa segura para canto (47´).

Após esta tentativa de João Teixeira, o Desportivo de Chaves não se conseguiu impor no encontro e foi permitindo aos ‘castores’, com o passar do tempo, aproximarem-se à área azul-grená.

À passagem do minuto 76, Diego Fernandes, a passe de João Pinto, ficou próximo de empatar o encontro, contudo o desvio do avançado brasileiro saiu a rasar o poste da baliza de Marko Gudzulic.

A resposta flaviense surgiu nos minutos seguintes (78 e 79´), com Fede Bicoro e João Teixeira, ambos de fora de área, a tentarem a sua sorte, pecando na pontaria.

Aos 83 minutos, Filipe Martins promoveu a estreia de Gabi Rodrigues no segundo escalão do futebol português, recorde-se que o médio aguiarense já havia atuado pela equipa principal dos azuis-grená em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do SL Benfica.

Com o encontro cada vez mais próximo do seu fim, os castores foram arriscando mais ofensivamente em busca do golo da igualdade, por outro lado, o Desportivo de Chaves, em contra-ataque, procurava ‘matar o resultado’.

Aos 89 minutos e na sequência de um livre direto, Zach Muscat aproveitou um ressalto para assistir Bruno Rodrigues que, com o pé direito, deu a ‘machadada final’ no encontro, consumando o triunfo flaviense, por duas bolas zero.

Com este resultado, o Grupo Desportivo de Chaves ascendeu ao terceiro lugar da tabela classificativa, somando, ao fim de 14 jogos disputados, 23 pontos.

Declarações Filipe Martins:

“Foi uma vitória justa diante de uma equipa com qualidade, numa partida em que voltámos a mostrar consistência defensiva e a somar mais um jogo sem sofrer golos.

Quero dar os parabéns aos nossos adeptos. Hoje foram verdadeiramente o nosso 12.º jogador. Esta vitória também é deles.”

A formação azul-grená regressa à ação já na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 18h, no Estádio Carlos Osório, onde enfrentará o UD Oliveirense, em jogo a contar para a 14ª jornada do segundo escalão do futebol português.

 

Filme do Jogo:

2´Com apenas dois minutos de jogo disputados, Ricardo Alves teve de ser substituído devido a uma lesão na coxa direita.

29’ Roberto, após um mau alívio de Jeimes Menezes, inaugura o marcador na sequência de um pontapé de canto.


35’ Após passe de Nuno Cunha, o avançado brasileiro, Diego Fernandes, recebeu, girou e rematou para uma grande intervenção de Marko Gudzulic.


76´Diego Fernandes antecipa-se a Tiago Simões e consegue desviar um cruzamento de João Pinto, apesar do esforço do brasileiro a bola acabou por passar a rasar o poste da baliza flaviense.


83’ Gabi Rodrigues, médio aguiarense de 20 anos, beneficiou as várias lesões no meio-campo flaviense para se estrear no segundo escalão do futebol português.

89’ Bruno Rodrigues encerra as contas do marcador. Zach Muscat aproveitou um ressalto, na sequência de um livre direto cobrado por Carraça, para assistir o colega de posição.

 

Estatísticas do jogo

GD Chaves – FC Paços de Ferreira

Remates: 12-6
Remates à baliza 5-2
Posse de bola: 53%-47%
Cantos: 5-6
Faltas: 10-12
Amarelos: 4-3
Vermelhos: 0-0 

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves


09/12/2025

Desporto


. Partilha Facebook