Sete docentes estrangeiros vistam Secundária Dr. António Granjo e conhecem a realidade escolar do concelho
A Escola Secundária Dr. António Granjo (ESAG), em Chaves, acolheu entre os dias 20 e 25 de outubro, uma mobilidade internacional no âmbito do Programa Erasmus+ (2025-1-PT01-KA122-SCH-000341340 “From Screens to Green: balancing digital and outdoor learning”). Participaram na iniciativa sete docentes provenientes de Mline, Croácia, e um docente de Lille, França, no contexto de um projeto de Job Shadowing, que marcou o início de uma nova parceria entre a ESAG e as respetivas escolas.
A atividade, coordenada pelo professor de Inglês e
responsável pelos projetos Erasmus, Miguel Almeida, centrou-se na observação de
boas práticas pedagógicas em diversas áreas disciplinares, desde a língua
inglesa, religião e moral, ciências naturais (práticas laboratoriais),
matemática, TIC e artes visuais, com destaque para metodologias inovadoras, a
integração de ferramentas digitais e a importância das relações de empatia e
motivação entre professores e alunos. Houve ainda tempo para uma sessão
conjunta de educação física e yoga, enquanto boas práticas de vida saudável.
Ao longo de cinco dias, os professores estrangeiros
participaram em atividades pedagógicas e culturais, assistindo a aulas de diferentes
níveis de ensino, em sessões de trabalho dedicadas à reflexão sobre os
currículos e sistemas educativos dos diferentes países envolvidos.
O programa incluiu ainda visitas a espaços escolares,
como o Clube de Ciência Viva, a áreas destinadas aos alunos com necessidades
educativas especiais, o Clube de Robótica e as infraestruturas desportivas,
tanto da Escola Secundária como da Escola EB Francisco Gonçalves Carneiro.
Para além da dimensão académica, os visitantes participaram
em atividades culturais e sociais: visita guiada ao centro histórico e aos
principais monumentos da cidade, sessão de relaxamento nas Termas de Chaves,
passeio de bicicleta ao longo do rio Tâmega, visita a uma fábrica de confeção
de pastéis de Chaves, entre outras experiências de intercâmbio cultural e
linguístico. Houve ainda momentos de convívio gastronómico, como a prova de
petiscos na sala de professores e um jantar de encerramento num restaurante da
cidade.
Segundo o responsável pelos projetos Erasmus, Miguel
Almeida, este tipo de parceria Erasmus+ revela-se essencial para o
desenvolvimento das comunidades educativas envolvidas. “Ao permitir o contacto direto com diferentes realidades escolares,
fomenta a inovação pedagógica, o enriquecimento profissional dos docentes, o
fortalecimento das competências linguísticas e interculturais e o reforço de
uma identidade europeia comum”.
A semana culminou com a entrega de certificados e a
formalização de futuros protocolos.
31/10/2025
Sociedade
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