Calor não afastou fiéis da Peregrinação ao São Caetano


Milhares de fiéis marcaram presença em mais uma Peregrinação anual ao Santuário de São Caetano, em Ervededo, no concelho de Chaves. Segundo o Reitor do Santuário, durante os quatro dias da festa religiosa, o Santuário foi procurado por vários jovens, crianças e casais, movidos pela devoção ou simplesmente em turismo.

É local de oração, mas também de convívio, de espiritualidade e de celebração. O Santuário de São Caetano move pessoas e este ano voltou a reunir milhares de fiéis. O movimento durante os quatro dias de peregrinação voltou a surpreender o Reitor do Santuário, apesar das temperaturas elevadas que se fizeram sentir.

“Teve sempre muita gente, mesmo com o tempo muito quente. As pessoas ajustaram as idas ao Santuário nas horas de menor calor. À noite, sobretudo no sábado, a missa e a procissão das velas tiveram muita gente. Muitos foram também aqueles que optaram por ir cedo. Saíam às cinco da manhã e chegavam às sete, ou seja, tentaram evitar as horas de calor.  E eu acho isso extraordinário”, realçou o pároco António Joaquim Dias.

O calor fez alterar os horários das caminhadas, mas as celebrações foram “muito participadas”, conta o Reitor do Santuário. “Notei e vou notando também que as celebrações são muito participadas, e acho que há ali um aproveitamento espiritual maior. Parece-me porque há mais silêncios, nota-se que está tudo muito organizado, que as coisas fluem muito naturalmente com benefício para todos nós”, diz.

Como padre, António Joaquim Dias diz estar “contente” porque “significa que estamos a fazer bem e as pessoas dão conta. Não é preciso mandar calar ninguém, não é preciso dizer que estamos a começar a missa”.

CRIANÇAS, JOVENS E CASAIS SÃO CADA VEZ MAIS VISTOS NO SANTUÁRIO

“Noto que vêm mais pessoas com crianças. Eu vi bastantes pessoas a vir com carrinhos, com crianças de dois três anos, e que também acabaram por fazer o percurso com os pais”, diz.

Realça também que muitos casais jovens, com ou sem filhos, visitaram o Santuário, “o que me deixou muito feliz, porque é um Santuário de Jovens”.

“SÃO CAETANO É UM SANTUÁRIO INTERNACIONAL”

A peregrinação iniciou na quinta-feira, dia 7, pelas 19h00 com a celebração eucarística de Memória Litúrgica de S. Caetano. Na sexta-feira, dia 8, foi dia de acolhimento aos peregrinos e a abertura dos espaços de culto. No sábado, dia 9, celebraram-se duas eucaristias, pelas 10h00 e pelas 21h00, esta de Vigília com Procissão das Velas. No domingo, o programa iniciou às 07h00 com a Eucaristia Matutina, seguindo-se a “Missa Espanhola”, que é procurada pelos vizinhos espanhóis. “A missa ‘espanhola’ tem sempre muitas pessoas de Espanha e por isso, é um Santuário internacional em que o padre espanhol vem rezar a missa domingo às nove da manhã e as pessoas vêm a pé das aldeias vizinhas de Espanha. Acaba por ser uma outra programação, dentro da peregrinação anual”, realça.

A Eucaristia Solene da festa foi celebrada pelas 11h30 e presidida pelo Pároco António Joaquim Dias, com a participação do Coral Vicentino de Chaves. Esta cerimónia contou com procissão constituída por 10 andores e acompanhada por duas Bandas filarmónicas. Houve também um concerto realizado pelas Bandas Musicais da Torre de Ervededo e de Loivos.

PASSEIO ASSEGUROU A SEGURANÇA DOS ROMEIROS

O novo passeio pedonal, que liga Chaves ao Santuário de São Caetano, garantiu a segurança dos romeiros. “Notei que as pessoas chegam mais contentes porque há mais segurança. (…) o passeio era mesmo necessário porque são muitas pessoas. Estamos a falar de milhares de pessoas que vêm a pé, não há nenhum trilho que tenha tanta afluência”.

Ao longo do percurso foram instalados dois bebedouros ligados à rede de abastecimento pública para que os peregrinos possam refrescar-se e hidratar-se ao longo da caminhada. Um localiza-se à entrada da calçada romana de Sanjurge e o segundo junto ao cruzamento da campina para o Couto de Ervededo.

“As pessoas escusam de vir carregadas com água, porque têm água própria para consumo ao longo do percurso. Isso é muito bom”, realçou o Reitor que destacou ainda a presença dos bombeiros, que “garante ainda mais a segurança”, e dos escuteiros, o grupo 198 e toda a organização.

Sara Esteves

Fotos: Santuário São Caetano


11/08/2025

Sociedade


. Partilha Facebook