GD Chaves arranca II Liga com divisão de pontos frente ao SL Benfica “B”


Em partida relativa à jornada inaugural da II Liga, o Grupo Desportivo de Chaves empatou, este domingo, dia 10 de agosto, a uma bola frente ao SL Benfica “B”, onde mais de três mil adeptos marcaram presença no estádio.

Em pleno agosto, o Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira ganhou forma com 3689 adeptos a marcarem presença no primeiro duelo oficial da temporada. Frente a frente GD Chaves e SL Benfica “B” sem ninguém conseguir levar a melhor. Gonçalo Moreira, médio dos ‘encarnados’ inaugurou o marcador aos sete minutos, enquanto Reinaldo reestabeleceu a igualdade, aos 20.

O Desportivo de Chaves entrou melhor na partida e ficou, logo ao minuto dois, perto de inaugurar o marcador. Ktatau, com um passe em profundidade, isola Wellington Carvalho, que no cara a cara com Diogo Ferreira rematou a centímetros do poste.

Apesar da primeira ameaça pertencer aos flavienses, foi o Benfica que, aos sete minutos, se adiantou no marcador. O árbitro da partida, Fábio Melo, assinalou grande penalidade por mão na bola de Carraça, que foi, posteriormente, cobrada com eficácia por Gonçalo Moreira, apesar de Vozinha ter ainda tocado na bola.

O golo das ‘águias’ não arrefeceu o fulgor azul-grená, que em apenas 13 minutos reestabeleceu o empate na partida (20´). Na sequência de uma jogada coletiva com vários passes, Tiago Almeida serviu Reinaldo, que com frieza, à frente da baliza, não hesitou e fez o 1-1.

Após assegurar o empate, os “Valentes Transmontanos” encostaram os ‘encarnados’ ao seu meio-campo defensivo e foram colecionando oportunidades de golo. Ao minuto 29 e na sequência de um lançamento de linha lateral, Carraça enviou a bola com grande estrondo ao poste da baliza defendida por Diogo Ferreira, na recarga, Ktatau viu Rui Silva negar-lhe o golo.

Aos 35 e aos 37 minutos, Roberto, de cabeça, esteve duas vezes perto do golo, mas em ambas as ocasiões a bola acabou por sair ao lado.

Depois de uma primeira parte disputada a um ritmo alto e com clara superioridade do conjunto liderado por Filipe Martins, a reta final, numa altura em que a temperatura atingiu níveis mais elevados (~35º), foi disputada a um ritmo menor, com menos oportunidades de golo e mais paragens, sem que nenhuma das duas equipas conseguisse assumir o ímpeto do jogo e desbloquear a partida.

A partida terminou com um empate a uma bola, com cada equipa a arrecadar um ponto.

Declarações Filipe Martins: “Se continuarmos a jogar com esta atitude vamos ganhar muitas vezes. Faltou marcar mais golos. Obrigado aos nossos adeptos. Vão ser muito importantes nesta caminhada”.

Pedro Tiba coloca ponto final na carreira aos 36 anos

Durante o intervalo da partida entre flavienses e lisboetas, Pedro Tiba, médio que representou o Desportivo de Chaves ao longo de três temporadas, recebeu, das mãos de Francisco José Carvalho, Presidente da SAD flaviense, uma camisola do clube com o número 71 marcado nas costas alusivo aos jogos disputados pelo conjunto azul-grená.

O ex-número 25 dos “Valentes Transmontanos” terminou a carreira com 544 jogos disputados, 83 golos apontados, ao serviço de 11 clubes distintos, em quatro países diferentes.

Nas redes sociais, o Grupo Desportivo de Chaves fala num jogador que “fora das quatro linhas, foi igualmente um exemplo de carácter e dedicação, conquistando o respeito de colegas, adversários e adeptos.”

Diogo Batista
Fotos: GD Chaves


11/08/2025

Desporto


. Partilha Facebook